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SiiLA Brasil lança o módulo GROCS para análise de Shopping Centers

SiiLA Brasil

Os dados abaixo são de responsabilidade das empresas envolvidas e não são produto jornalístico do UOL

SÃO PAULO, 29 de junho de 2017 /PRNewswire/ -- A SiiLA Brasil anuncia hoje o lançamento do GROCS, uma plataforma revolucionária para análise do mercado de Shopping Centers para varejistas, administradores e investidores. O novo produto GROCS permite que assinantes da SiiLA Brasil acessem dados como custo de ocupação, preços de aluguel, projeções do novo estoque, criem gráficos personalizados e muito mais.

O termo GROCS vem do nome em inglês Gross Rent Occupancy Costs, ou Custo de Ocupação, em Português. Esta porcentagem é uma forma fácil e rápida de analisar a performance das lojas, e é calculada com base no valor mínimo e porcentagem do aluguel pago pelos ocupantes, mais o valor do condomínio, dividido pelo total das vendas.

"Para um shopping saudável, a média da taxa do GROCS deve variar entre 12% e 15%. Quando a taxa ultrapassa os 15%, é um sinal que o custo da ocupação está muito alto, e não se sustentará por muito tempo", analisa Giancarlo Nicastro, CEO da SiiLA Brasil.

Por exemplo, a taxa do GROCS para Shoppings Classe A em São Paulo foi de 11,84% no 1º trimestre de 2017, e a vacância foi de 12,01%. Durante o mesmo período, a taxa do GROCS para os Shopping Centers do Rio de Janeiro foi de 8,24%, e a taxa de vacância ficou em 2,98%.

"Como o Rio de Janeiro é um mercado bem menor, com possibilidades limitadas de novos empreendimentos, a região se mantém com uma baixa taxa de vacância, apesar das dificuldades econômicas. Além disso, a baixa taxa do GROCS do Rio significa que os administradores têm a possibilidade de praticar valores mais altos de aluguel", explica Nicastro.

As pesquisas e estatísticas de mercado de shopping centers do GROCS cobrem todo o território do Brasil, que é dividido em 7 submercados: São Paulo, Rio de Janeiro, Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

Os Shopping Centers são classificados por Classe A, B ou C, considerando diversos fatores, como localização, características físicas, mix de lojas, acessibilidade e classe econômica dos visitantes.

"Considerando a experiência que a SiiLA Brasil tem em monitorar os mercados de edifícios corporativos de alto-padrão e logísticos, o relacionamento que construímos com as administradoras de shoppings, e a clara demanda por informação, o desenvolvimento do módulo do GROCS foi um passo lógico no desenvolvimento da nossa plataforma. Nós estamos confiantes que o GROCS vai trazer muita eficiência para o mercado de shopping centers do Brasil e será benéfica para varejistas, investidores, administradores e para a economia como um todo", completa Nicastro.

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FONTE SiiLA Brasil

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