Bolsas

Câmbio

IEEE revela resultados de estudo sobre impacto da Inteligência Artificial ("IA") em pais de crianças da "Geração Alfa" (Sete anos de idade, ou menos)

IEEE

Os dados abaixo são de responsabilidade das empresas envolvidas e não são produto jornalístico do UOL

SÃO PAULO, 3 de julho de 2017 /PRNewswire/ -- IEEE, maior organização profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade, revela os resultados da pesquisa "Inteligência Artificial: Um Estudo  sobre o Impacto da IA Sobre os Pais deste Milênio e Seus Filhos, a Geração Alfa". Os pais do milênio são aqueles nascidos entre 1985 e 2000 e as crianças "alfa" são aquelas  hoje com sete anos de idade, ou menos. Nascidas entre 2010 e 2025, as crianças da Geração Alfa são as mais impactadas pela tecnologia, com a "IA" fazendo parte de todos os aspectos de suas vidas.

Os resultados do estudo foram anunciados em Nova Iorque e mais informações podem ser encontradas (em inglês)  clicando aqui .

Menor Preocupação com Carros Dirigidos por IA – A  pesquisa  da IEEE descobriu que os pais da geração Alfa ficariam mais preocupados com a perspectiva de seus filhos dirigirem sozinhos (3 por cento) do que a bordo de carros autônomos (25 por cento). Entretanto, 45 por cento dos pais ficam igualmente preocupados em ambas as situações, com a perspectiva de seus filhos ao volante, ou a bordo de um carro autônomo.

Robôs com IA para Auxiliar na Velhice - Especialistas afirmam que a IA irá potencializar os equipamentos "inteligentes" domésticos, que passarão a colaborar com a melhoria de nossa saúde física, emocional, social e mental. Fazem parte dessa lista desde equipamentos de monitoramento, passando por andadores inteligentes a robôs para tarefas rotineiras. Cerca de dois terços dos pais do milênio (63 por cento) preferem tecnologias de IA ajudando-os a viver de forma independente em sua velhice, enquanto 37 por cento  optam por confiar em seus próprios filhos, segundo o estudo.

Robôs de Estimação e como Babá  - A tecnologia de IA está estimulando o surgimento de robôs de estimação, que podem identificar, cumprimentar, obedecer e divertir a família. Segundo a  pesquisa, 48 por cento dos pais do milênio dizem que trocariam um animal de estimação por um robô, caso seja este o desejo dos filhos. As mães são mais receosas do que os pais nesta troca (42 por cento das mulheres contra 55 por cento dos homens).

Como IA dá vida a robôs, aproximando-os do comportamento humano, 40 por cento dos pais da Geração Alfa dizem que substituiriam uma babá humana por uma babá-robô, ou usariam o robô para ajudar nos cuidados com as crianças.

IA: Mais Saúde Emocional e Física dos Pais

Para manter a Geração Alfa entretida, aplicativos, telas interativas e dispositivos com inteligência artificial são usados pelos pais do milênio, sendo que 44 por cento deles afirmam que essa atitude não só entretêm as crianças, como também aumentam o seu tempo livre para outras tarefas.  Além disso:

● 64 por cento dos pais alegam que a tecnologia permite mais tempo para outras atividades; entretanto, concordam que as tecnologias diminuíram o tempo de qualidade com seus filhos.

● 45 por cento dos pais concordam que IA e outras tecnologias minimizam suas frustrações como pais.

● Dois em cinco pais do milênio (39 por cento) têm  total ou grande confiança na IA para ajudar a diagnosticar e tratar seus filhos no caso de doenças.

IA e Aprendizado

Brinquedos "inteligentes" e aplicativos de IA estão sendo desenvolvidos para serem capazes de compreender a linguagem humana e a responder a comportamentos infantis específicos.

Para 80 por cento dos pais entrevistados, a IA pode melhorar e tornar mais rápido  o aprendizado dos filhos, sendo que 74 por cento dos pais do milênio considerariam um professor-robô com IA para seus filhos.

Tecnologias Transformadoras do Mundo Estimulam Escolha de Carreira

Como a engenharia tem liderado várias tecnologias transformadoras do mundo – seja na exploração espacial, na informática, na saúde, medicina, biologia, e bens eletrônicos de consumo -, cerca de três quartos dos pais do milênio, 74 por cento, afirmam que encorajarão seus filhos  a escolherem uma carreira em engenharia.

A pesquisa da IEEE sobre Geração AI e seu impacto em pais e seus filhos da geração alfa entrevistou 600 pais e mães, entre 20 e 36 anos de idade, com pelo menos uma criança de até sete anos. As entrevistas foram realizadas entre 13 e 15 de junho de 2017.

Sobre IEEE

IEEE é a maior organização profissional dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. Por meio de suas publicações, conferências, padrões de tecnologia e atividades profissionais e educacionais altamente citados, a IEEE é a voz confiável em uma ampla variedade de áreas, desde sistemas aeroespaciais, computadores e telecomunicações até engenharia biomédica, energia elétrica e eletrônicos de consumo. Saiba mais em www.ieee.org

Contato:

SPMJ Comunicações

Sergio Poroger ( sergio.Poroger@spmj.com.br )

+55 11 3289-2699

FONTE IEEE

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos