Bolsas

Câmbio

European XFEL: o maior laser de raios X do mundo será inaugurado em Hamburgo

Hamburg Marketing GmbH

Os dados abaixo são de responsabilidade das empresas envolvidas e não são produto jornalístico do UOL

HAMBURGO, Alemanha, 1º de setembro de 2017 /PRNewswire/ -- O European XFEL, maior laser de raios X do mundo,  começará a ser utilizado regularmente a partir de 1º de setembro. O centro de pesquisas, no valor de € 1,22 bilhão e situado na região metropolitana de Hamburgo, envolve a participação de onze países europeus. 

(Foto:  http://mma.prnewswire.com/media/551128/XFEL.jpg  )

(Foto:  http://mma.prnewswire.com/media/551129/X_ray_Laser.jpg  )

O centro é um projeto de superlativos: com 27.000 pulsos de laser de raios X por segundo e uma luminosidade um bilhão de vezes superior à das melhores fontes convencionais de raios X, o XFEL abrirá oportunidades de pesquisa totalmente novas e ajudará a superar os limites atuais da pesquisa científica. Ele permitirá que cientistas de todo o mundo decifrem a composição molecular de vírus e células, obtenham imagens tridimensionais do nanomundo, filmem reações químicas e estudem processos que ocorrem nas profundezas dos planetas. O XFEL ajudará a desenvolver, por exemplo, novos medicamentos e novos materiais.

Nesta sexta-feira, o centro será inaugurado pela ministra de Pesquisa da Alemanha, Johana Wanka; pelo primeiro prefeito de Hamburgo, Olaf Scholz; pela ministra da Ciência de Schleswig-Holstein, Karin Prien; pelo assessor do presidente da Rússia, Andrei Fursenko; pelo ministro de Pesquisa francês, Frédérique Vidal, e outros representantes de alto escalão. Além destes, estarão presentes pesquisadores externos, que estão se preparando para seus primeiros experimentos em meados de setembro.

A XFEL é uma organização sem fins lucrativos que trabalha diretamente com DESY Hamburg e outras instituições internacionais. Emprega cerca de 300 pessoas. Com um custo de € 1,22 bilhão para a construção e inauguração e um sistema de túneis que se estende por 3,4 km até o estado de Schleswig-Holstein, este é um dos mais ambiciosos e maiores projetos de pesquisa da Europa. Participam dele onze países: Dinamarca, França, Alemanha, Hungria, Itália, Polônia, Rússia, Eslováquia, Espanha, Suécia, Suíça; o Reino Unido está prestes a entrar no grupo. O XFEL é mais um passo para que a cidade de Hamburgo, como local de empreendimentos comerciais e científicos, se estabeleça como centro internacional de inovação.

Mais informações sobre a XFEL:  http://www.xfel. eu

Mais informações sobre Hamburgo:  http://www.hamburg.com

Hamburg Marketing

Guido Neumann

+49-40-300-583    

guido.neumann@marketing.hamburg.de

European XFEL GmbH

Dr Bernd Ebeling

+49-40-8998-6921

press@xfel.eu

View original content: http://www.prnewswire.com/news-releases/european-xfel-o-maior-laser-de-raios-x-do-mundo-sera-inaugurado-em-hamburgo-300512966.html

FONTE Hamburg Marketing GmbH

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos