Bolsas

Câmbio

Cansaço e tosse na terceira idade podem ser indícios de doença pulmonar grave

Boehringer Ingelheim

Os dados abaixo são de responsabilidade das empresas envolvidas e não são produto jornalístico do UOL

SÃO PAULO, 6 de setembro de 2017 /PRNewswire/ -- Falta de ar, tosse, cansaço constante e dificuldade para realizar atividades são sinais frequentemente negligenciados na terceira idade, já que é comum pensar que estes são efeitos naturais do envelhecimento. Porém, é preciso estar atento, pois podem ser indícios de problemas respiratórios sérios, como Fibrose Pulmonar Idiopática (FPI). Trata-se de uma doença rara e grave, que provoca gradativamente o enrijecimento dos pulmões, que vão perdendo sua capacidade de expansão e contração, o que prejudica a capacidade respiratória do paciente.

A Sra. Elisabeth Pereira conta sobre os seus desafios na identificação da doença: "Antes de receber o diagnóstico, eu vinha enfrentando tosses e um cansaço intenso, que prejudicavam muito a minha disposição, mas achava que fosse por conta da idade. Desde a primeira consulta, passei por muitos médicos e foram alguns anos até receber um diagnóstico definitivo".

Por seus sintomas também serem confundidos com outras doenças pulmonares e até mesmo com condições cardiovasculares, o diagnóstico é complexoii. Cerca de 50% dos pacientes são diagnosticados erroneamente e o tempo médio para o diagnóstico é de 1 a 2 anos após o início dos sintomasiii. "Por ser uma doença progressiva, o atraso no diagnóstico tem um impacto muito negativo, uma vez que o paciente perde tempo que poderia ter sido investido no tratamento adequado, diminuindo o avanço da doença", explica o Dr. Adalberto Rubin, pneumologista da Santa Casa de Porto Alegre (RS).

A FPI apresenta uma taxa de sobrevida pior do que muitos tipos de câncer, como o de próstata e de mama, e atinge principalmente os idososi, com uma prevalência de cerca de 14 a 43 pessoas a cada 100 mili no mundo e estima-se que entre 13 e 18 mil brasileiros tenham FPI.

"Embora não tenha cura, estão disponíveis no Brasil desde 2016 tratamentos antifibróticos capazes de reduzir o número de crises. O medicamento pioneiro no país foi o nintedanibe, droga que desacelera a progressão da doença em 50% e aumenta significativamente a sobrevida do paciente, que é de apenas 2 a 3 anos quando não é feito o tratamento", ressalta o Dr. Rubin.

Sobre a Boehringer Ingelheim

A Boehringer Ingelheim é uma das 20 principais farmacêuticas do mundo e possui cerca de 50.000 funcionários globalmente. Atua há mais de 130 anos para trazer soluções inovadoras em suas áreas de negócios: saúde humana, saúde animal e fabricação de biofármacos. Em 2016, obteve vendas líquidas de cerca de € 15.9 bilhões e os investimentos em pesquisa e desenvolvimento corresponderam a 19,6% do faturamento líquido (mais de € 3 bilhões). No Brasil há mais de 60 anos, a Boehringer Ingelheim possui escritórios em São Paulo e Campinas, e fábricas em Itapecerica da Serra e Paulínia. A empresa recebeu, em 2017, a certificação Top Employers, que a elege como uma das melhores empregadoras do país por seu diferencial nas iniciativas de recursos humanos.  Para mais informações, visite www.boehringer-ingelheim.com.br e www.facebook.com/BoehringerIngelheimBrasil  

IMPRENSA:



Bárbara Gaspar – barbara.gaspar@edelmansignifica.com  

Telefone: 11 3060 3136

Referências

i Raghu G, Weycker D, Edelsberg J, Bradford WZ, Oster G. Incidence and prevalence of idiopathicpulmonaryfibrosis. Am J Respir Crit Care Med 174 (7), 810 - 816 (2006)

ii Raghu G, et al, ATS/ERS/JRS/ALAT Committee on Idiopathic Pulmonary Fibrosis

AnofficialATS/ERS/JRS/ALATstatement: idiopathic pulmonary fibrosis: evidence-based guidelines for diagnosis and management. Am J Respir Crit Care Med 183 (6), 788 - 824 (2011)

iii Collard HR, Tino G, et al. Respir Med 2007;101:1350–4.

FONTE Boehringer Ingelheim

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos