IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

De Wittenberg para o mundo: 500 anos de Reforma

Evangelical Church in Germany (EKD)

31/10/2017 09h27

HANNOVER e WITTENBERG, Alemanha, 31 de outubro de 2017 /PRNewswire/ -- Hoje, dia 31 de outubro de 2017, são lembrados na Alemanha e no mundo todo os 500 anos da Reforma. Em Wittenberg reúnem-se dirigentes de Igrejas, da política e da sociedade para, em conjunto, festejar o ponto alto e encerramento do Jubileu da Reforma 2017 num culto e posterior ato festivo estatal. O Presidente do Conselho da Igreja Evangélica na Alemanha (EKD), Bispo Heinrich Bedford-Strohm, destaca em sua prédica na Igreja do Castelo de Wittenberg:

„A partir de Wittenberg iniciou-se uma renovação espiritual que colocou as pessoas em movimento. Na Alemanha, na Europa e no mundo todo. Gratidão pelos impulsos religiosos de renovação que surgiram a partir da Reforma e cujos efeitos se desdobram até os dias de hoje. Mas também gratidão de que os conflitos e guerras entre as diferentes confissões do passado se transformaram em reconciliação, compreensão e, sim, amizade, e assim continuará sendo. Tenho a esperança de que isto se torne um sinal para o mundo, que está ameaçado por conflitos e cisões. Neste dia peço a Deus que nos dê forças para continuarmos neste caminho e, com isto, nos agracie com aquilo que é o mais importante para a Igreja do futuro: que irradiemos este amor do qual estamos falando."

O dia da Reforma é, ao mesmo tempo, o encerramento das festividades de um ano que aconteceram em torno do Jubileu, iniciadas há um ano em toda Europa. Desde então, em milhares de comemorações, com milhões de participantes, o grande evento 500 anos da Reforma foi comemorado na Alemanha e no mundo todo. Dos pontos altos internacionais destacam-se, entre outros, o Dia da Igreja Evangélico Alemão, do qual participou também o Presidente Barack Obama; um caminho de peregrinação europeu, que conectou 68 cidades em 19 países; o culto ecumênico de penitência e reconciliação na igreja Michaelis em Hildesheim, bem como a visita conjunta do Conselho da Igreja Evangélica na Alemanha (EKD) com o Cardeal Marx ao Papa Francisco em Roma.

Setor de Imprensa da EKD

Carsten Splitt

T. +49(511) 2796-269

pressestelle@ekd.de

View original content: http://www.prnewswire.com/news-releases/de-wittenberg-para-o-mundo-500-anos-de-reforma-300545723.html

FONTE Evangelical Church in Germany (EKD)