IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Geremew e Dereje vencem Maratona Standard Chartered de Dubai e batem recordes

Standard Chartered Dubai Marathon

26/01/2018 17h57

DUBAI, Emirados Árabes Unidos, 26 de janeiro de 2018 /PRNewswire/ -- O etíope Mosinet Geremew venceu a Maratona Standard Chartered de Dubai com um tempo de 2h4min, batendo o recorde da prova em uma das chegadas mais empolgantes da história das maratonas.

Foto:  https://mma.prnewswire.com/media/633875/Standard_Chartered_Dubai_Marathon_Winners.jpg

O maratonista de 27 anos, que se inscrevera na corrida com poucos dias de antecedência, cruzou a linha de chegada seguido de outros quatro corredores dentro de oito segundos. O estreante Leul Gebresilase chegou em segundo, dois segundos depois (2h4min2s), enquanto Tamirat Tola, vencedor do ano anterior, terminou em terceiro, com 2h4min6s.

Ao todo, sete corredores terminaram abaixo de 2h5min – um resultado marcante na história mundial das maratonas, sendo que seis deles não ultrapassaram 2h4min15s.

Patrocinada por Sua Alteza o Príncipe Herdeiro de Dubai, Sheikh Hamdan bin Mohammed bin Rashid Al Maktoum, por meio do Conselho Esportivo de Dubai, a 19a. edição da Maratona Standard Chartered de Dubai mais uma vez fez a imprensa especializada vasculhar os livros de recordes.



Em condições climáticas quase perfeitas, o pelotão da frente manteve um ritmo bem consistente. Depois de a metade da maratona ser concluída em 61min36s, o recorde mundial de 2h2min57s continuava ao alcance na marca dos 30 km, que foi ultrapassada em 1h27min35s. Entretanto, depois que o último "coelho" saiu da prova, o ritmo caiu, e os atletas se concentraram na conquista do prêmio de US$ 200.000 pelo primeiro lugar.

Cinco maratonistas ainda estavam na disputa quando o grupo chegou à reta final, mas no fim foi o último corredor a entrar na Maratona de Dubai que chegou em primeiro.

As mulheres também bateram recordes: Roza Dereje marcou o melhor tempo da prova feminina com 2h19min17s, tornando-se a sétima mulher mais rápida da história das maratonas.

A etíope se desgarrou do pelotão dianteiro de quatro corredoras na milha final da disputa. Foi a primeira vez na história das maratonas em que quatro mulheres conseguiram um tempo inferior a 2h20min em uma mesma prova. A etíope Feyse Tadese chegou em segundo, com 2h19min30s, seguida de Yebrgual Melese (2h19min36). Depois veio Worknesh Degefa, vencedora da última edição, terminando em 2h19min53s.

"Estive contente correndo no ritmo do 'coelho' na primeira metade", revelou Geremew depois de receber o troféu de Sua Excelência o Major-General Mohammed Khalfan Al Rumaithy, presidente da Autoridade Geral Esportiva, e de Julian Wynter, CEO do Standard Chartered Bank nos Emirados Árabes Unidos. "Quando eu achei que poderia vencer? Só pensei na vitória quando faltava um quilômetro para a chegada."

http://www.dubaimarathon.org

Alan Ewens

Diretor de imprensa

alan2804@emirates.net.ae  

Cel +971-50-4514188

Tel +971-4-3672524

FONTE Standard Chartered Dubai Marathon