IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Engie discute os mitos sobre consumo de combustível e as formas de avaliar a performance do carro

Engie

29/01/2018 16h38

SÃO PAULO, 29 de janeiro de 2018 /PRNewswire/ -- Os constantes aumentos dos preços dos combustíveis e do trânsito nas maiores cidades do país trazem à tona uma típica preocupação do brasileiro: Como economizar com álcool ou gasolina? Os motoristas estão em uma constante busca por alternativas para aprimorar sua durabilidade e eficiência, mas será que existe mesmo um jeito de "driblar" o aumento do consumo?

Com o objetivo de formar condutores mais informados e conscientes do que ocorre em seus automóveis, o aplicativo Engie , solução que ajuda motoristas a ter controle total sobre seus veículos, compilou uma série de mitos e verdades sobre as práticas mais comuns para economia de combustível.

1. Encher muito os pneus permite que o carro percorra maiores distâncias com menos combustível: FALSO.

É possível elevar a eficiência do combustível entre 0.6% e 3% quando há a quantidade perfeita de ar nos pneus, normalmente a recomendada pelos fabricantes. Quando os mesmos possuem menos ar que o recomendado, suas capacidades podem ser reduzidas em até 0.2% de força-peso por polegada quadrada (psi). O excesso de pressão também pode originar o mesmo problema, além de desgastar irregular e prematuramente, portanto o melhor jeito de ter um carro eficiente é seguir a orientação quanto a calibragem dos seus pneus.

2. Utilizar gasolinas premium de alta octanagem faz o carro consumir menos: FALSO.

Cada motor é projetado para consumir um tipo específico de combustível, com um número determinado de octanos, que mede a resistência de um combustível a se auto-inflamar. Isso significa que o tipo de combustível a ser utilizado por um veículo, desde o normal ao premium,  depende do motor.

Nesse sentido, se o condutor tem um sedan tradicional, mesmo utilizando um combustível premium, não será perceptível nenhuma diferença de potência ou consumo.

3. Ao optar pelo álcool ao invés da gasolina, gasta-se menos: DEPENDE.

O brasileiro tem o hábito de optar pelo uso do álcool ao invés da gasolina a fim de economizar na hora de ir ao posto. No entanto, essa economia só se torna real se o preço do álcool corresponder a até 70% do valor da gasolina, já que o motor precisa de mais álcool para realizar sua combustão interna.

Um bom jeito de averiguar a verdadeira eficiência de cada combustível em um carro é encher o tanque com um dos dois e, por meio do aplicativo Engie, verificar a quantidade de quilômetros rodados com aquele tanque.

4. Ar condicionado consome combustível: VERDADEIRO.



O sistema de ventilação de ar condicionado é abastecido pelo motor, ou seja, ele tem um impacto no consumo de combustível. Seu uso contínuo pode levar a um aumento de 10% no consumo de combustível. A partir disso, algumas fábricas de carros passaram a incluir sistemas elétricos de ar condicionado em suas unidades, como é o caso do Prius, da Toyota, e do Lexus CT 200H.

5. Dirigir rápido e aceleração constante afetam a performance do carro: VERDADEIRO.



Um automóvel que é conduzido a 110 km/h consome em torno de 20% a mais de combustível que um veículo andando a 90 km/h, e a aceleração brusca leva ao uso de 50% mais combustível quando comparada à de um automóvel com aceleração gradual.

Com essas informações em mente, experts do Engie afirmam que a melhor forma de assegurar a melhor eficiência do combustível é saber exatamente como consumi-lo e quanto dele o veículo precisa. "Para isso, é vital manter um registro constante da duração, distância e custo a cada vez em que o tanque for completado", afirma Gal Aharon, CMO do Engie. "Soluções como o Engie facilitam o monitoramento desses dados em tempo real, com o objetivo de permitir que os usuários comparem combustíveis e postos de gasolina.  Dessa forma, condutores podem ter um controle maior sobre seus gastos com combustível e identificar qualquer mudança ou irregularidade", completa.

Sobre o Engie

O Engie empodera os motoristas, fornecendo diagnósticos em tempo real, e futuramente os usuários receberão orçamentos de mecânicos próximos diretamente por meio do aplicativo. É um aplicativo e dispositivo que deixam os motoristas mais informados e mais inteligentes, para assumirem o controle total e tomarem melhores decisões em relação à manutenção de seus veículos. O Engie foi fundado em 2014, está disponível em 6 países (Israel, Reino Unido, EUA, Espanha, Brasil e México) e atende a quase 200 mil usuários.

Um dos investidores do Engie é Mindset VC - uma empresa baseada no Brasil que se juntou ao Engie em seu mais recente investimento. Este é um investimento estratégico para o Engie apoiar seu crescimento no novo mercado.

Siga-nos:

Facebook: https://www.facebook.com/Engieappbr

Twitter: https://twitter.com/Engieappbr

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/5134061/

Site oficial: https://engieapp.com/pt/

Contato

SMARTPR

Carolina Lopez

+ 55 11 3376 5027

carolina.lopez@smartpr.com.br

Olivia Arruda

+55 11 3376 5032

olivia@smartpr.com.br

FONTE Engie