Bolsas

Câmbio

NIRA Dynamics e Klimator intensificam cooperação: dados de fricção enviados por carros melhoram modelos de condições do tempo nas estradas

NIRA Dynamics AB

Os dados abaixo são de responsabilidade das empresas envolvidas e não são produto jornalístico do UOL

LINKÖPING, Suécia, 5 de fevereiro de 2018 /PRNewswire/ -- A NIRA Dynamics e a Klimator intensificam sua cooperação para oferecer aos serviços de estrada suecos previsões detalhadas sobre condições das estradas. Isso possibilita a otimização dos serviços no inverno, reduzindo o impacto ambiental e acidentes provocados por estradas escorregadias. O cerne da nova tecnologia de condições do tempo nas estradas, chamada Informação sobre o Estado das Estradas (RSI -- Road Status Information), é um software que combina informações de uma estação meteorológica com dados de fricção enviados por veículos conectados e as previsões do tempo comuns.

(Logo:  http://photos.prnewswire.com/prnh/20121012/567527  )

(Foto:  https://mma.prnewswire.com/media/637127/NIRA_Dynamics.jpg  )

No inverno passado, de 2016/2017, a NIRA coletou dados de fricção de uma frota de táxis na Suécia e o resultados foram compartilhados com a Klimator e com a Trafikverket, órgão que administra estradas na Suécia. Os dados foram enviados continuamente aos servidores da NIRA, nos quais foram processados para possibilitar o monitoramento das condições das estradas em tempo real.

Agora, a NIRA e a Klimator estão avançando para a próxima etapa, combinando dados dos veículos em tempo real com os modelos de condições de tempo nas estradas da Klimator, transformando os resultados em previsões das condições das estradas, em alta resolução.

"Nós integramos os dois métodos para trocar dados de forma rápida e uniforme. Os serviços de estrada devem sempre dispor de informações atualizadas e confiáveis, com resolução sem precedentes, o que significa em tempo real e relacionadas a segmentos de estradas individuais", explica o gerente de Projeto de RSI da NIRA, David Askenteg.

Através da RSI, os serviços de estrada irão lidar com gelo e neve de forma mais eficiente. "Se você sabe exatamente onde e quando a estrada fica mais escorregadia, então você sabe onde e quando deve jogar sal, de uma forma proativa -- e onde não deve. Isso resulta em um enorme benefício para a segurança das estradas e para o meio ambiente. Você reduz custos do sal e pode planejar e usar os recursos de forma mais eficiente. Mas a vantagem essencial continua sendo a segurança, porque se trata de salvar vidas em nossas estradas", acrescenta o CEO da Klimator, Torbjörn Gustavsson.

A NIRA e a Klimator estão tentando levar a RSI para mais e mais veículos. Empresas de táxi e de aluguel de automóveis, bem como operadoras de frotas, são especialmente interessantes no esforço para aumentar a cobertura da rede de estradas.

Sobre a NIRA: A NIRA Dynamics, estabelecida em 2001 e com escritório principal em Linköping, Suécia, é especializada em fusão de sensores e desenvolve soluções custo-eficientes de segurança e navegação para o setor automobilístico global. Entre seus clientes estão grandes fabricantes de veículos, como Audi, Volkswagen, Seat, Skoda, Volvo, Fiat e Renault. 

Sobre a Klimator: A Klimator, estabelecida em 1999, é uma empresa de pesquisa e desenvolvimento na Universidade de Gothenburg, Suécia, que se foca em modelos de condições do tempo em estradas locais.

Contato: 

Johan Hägg, diretor de Marketing e Vendas

Telefone: +46-(0)-700-454056

e-mail:  johan.hagg@niradynamics.se

 

FONTE NIRA Dynamics AB

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos