IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Robô LineRanger: solução inovadora para inspeção de linhas energizadas

Hydro-Québec

01/03/2018 19h33

MONTREAL, 1 de março de 2018 /PRNewswire/ -- A Hydro-Québec anunciou um novo marco no desenvolvimento de robôs de inspeção de linhas de transmissão de energia ao revelar um protótipo funcional de sua nova plataforma robótica, o LineRanger. O robô, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa da Hydro-Québec (IREQ, da sigla em francês) em Varennes, é uma nova solução tecnológica para a inspeção eficiente de pacotes de condutores em linhas de transmissão de alta tensão.

Cerca da metade do sistema de transmissão da Hydro-Québec consiste em linhas compostas de pacotes de condutores, linhas que são bastante utilizadas em todo o mundo. Pacotes de condutores apresentam desafios especiais a um robô, mas um revolucionário mecanismo interno permite que o LineRanger supere os obstáculos de forma rápida e fácil para conseguir realizar a inspeção desse tipo de linha de maneira mais rápida e simples. "O que realmente torna o LineRanger diferente é a facilidade de uso para as equipes de campo, pois não é necessária uma equipe especializada", disse o gerente de expertise em manutenção e inspeção robótica da Hydro-Québec, Serge Montambault. O LineRanger tem uma interface de uso simples e pode ser facilmente configurado em uma linha, sendo assim ideal para implementação em larga escala.

O LineRanger tem condições de inspecionar cerca de 20 km de linhas por dia sem interferir na transmissão de energia, pois pode operar em linhas energizadas.

> Acesse o site

> Veja o LineRanger em ação

Para obter mais informações: Hydro-Québec, assessoria de imprensa, Louis-Olivier Batty, + 1-514-289-4214, Batty.louis-olivier@hydro.qc.ca  

 

 

FONTE Hydro-Québec