Bolsas

Câmbio

A Baxter International Foundation concede verba para Expedicionários da Saúde para ampliar serviços de saúde para brasileiros em áreas de difícil acesso

Baxter Brasil

Os dados abaixo são de responsabilidade das empresas envolvidas e não são produto jornalístico do UOL

SÃO PAULO, 7 de março de 2018 /PRNewswire/ -- Uma verba da Baxter International Foundation de US$ 100.000,00 para a ONG Expedicionários da Saúde (EDS) fornecerá assistência médica, cirurgica e odontológica para regiões de difícil acesso na floresta amazônica. A verba para dois anos financiará três expedições e impactará mais de 60.000 vidas.

A EDS realizou mais de 7.000 cirurgias e quase 48.000 serviços médicos em 39 incursões. A próxima expedição celebrará sua 40a edição, que foi definida para a primeira semana de maio. A região escolhida está localizada no Médio Rio Purus, o último grande afluente da margem direita do Rio Solimões, no estado do Amazonas. A força tarefa do hospital móvel tem como objetivo fornecer assistência médica a 11 mil índios de 109 aldeias durante sete dias, abrangendo uma área de 187 km2.

São realizadas três expedições por ano, com uma equipe formada por 200 profissionais, em cada edição. O grupo consiste de 60 voluntários, inclusive 30 médicos especialistas, 10 enfermeiros especializados em centro cirúrgico, esterilização e especialidades clínicas, dois farmacêuticos e uma equipe de logística. No entanto, engenheiros, eletricistas, encanadores, marceneiros e técnicos de TI também participam do grupo.

As expedições são autorizadas pela Fundação Nacional do Índio (Funai), pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), que realiza o mapeamento e escolha da região e é responsável pela primeira triagem e pelo descolcamento dos pacientes, bem como pelo Exército e Força Aérea Brasileira, que transporta as 15 toneladas de material exigido para cada expedição.

A EDS oferece barracas para cirurgia e serviço, instrumentos e produtos hospitalares, geradores, infraestrutura para o período pós-operatório e alimento para participantes e pacientes. "Além da infraestrutura móvel que carregamos conosco, nossa equipe, junto com os profissionais da Sesai, constrói galpões que normalmente continuam a ser utilizados como centro cultural ou escolas. Esse é o lema nos nossos uniformes - cuidar da vida, preservar a natureza", diz Marcia Abdala, coordenadora geral da ONG.

Stacey T. Eisen, Presidente da Baxter International Foundation e Vice-Presidente Sênior, Comunicação Global, diz: "A Baxter e a Baxter International Foundation estão comprometidas com a melhoria do acesso à saúde para a população carente em comunidades onde a empresa está presente. O projeto liderado pela EDS está alinhado com a missão da Baxter de salvar e sustentar vidas. Esperamos que essa verba ajude essas comunidades ao proporcionar a necessária assistência médica e odontológica."

A primeira expedição financiada pela Baxter International Foundation ocorreu no Alto Rio Juruá, no estado do Acre, entre 25 de outubro e 4 de novembro. A expedição excedeu resultados registrados, com 400 cirurgias realizadas, quase 4.500 consultas médicas e odontológicas, mais de 5.500 exames e procedimentos.

Contato:

Macob Communications

Marcos Besse

mbesse@macob.com.br

+55 11 97675-5885

FONTE Baxter Brasil

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos