ipca
0,48 Set.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Nova reportagem da Orb Media encontra microplásticos em águas engarrafadas globais

Orb Media

14/03/2018 19h00

WASHINGTON, 14 de março de 2018 /PRNewswire/ -- Um novo trabalho de pesquisa e reportagem da Orb Media mostra que um único litro de água engarrafada pode conter milhares de partículas de microplástico. Testes exclusivos em mais de 250 garrafas de 11 marcas líderes em todo o mundo revelam uma contaminação generalizada com resíduos de plástico, incluindo polipropileno, nylon e polietileno tereftalato (PET). 

Plástico foi identificado em 93% das amostras. A média global foi de 325 partículas por litro. A concentração variou de zero a mais de 10.000 partículas provavelmente de plástico em uma única garrafa. O estudo foi supervisionado pela Dra. Sherri Mason, presidente do Departamento de Geologia e Ciências Ambientais da State University of New York em Fredonia e importante pesquisadora de microplásticos.

O que isto significa para a saúde humana é desconhecido.

Entre as marcas testadas figuraram Aqua (Danone), Aquafina (PepsiCo), Bisleri (Bisleri International), Dasani (Coca-Cola), Epura (PepsiCo), Evian (Danone), Gerolsteiner (Gerolsteiner Brunnen), Minalba (Grupo Edson Queiroz), Nestlé Pure Life (Nestlé), San Pellegrino (Nestlé) e Wahaha (Hangzhou Wahaha Group).

Amostras foram obtidas em 19 locais de nove países em cinco continentes: Brasil, China, Índia, Indonésia, Quênia, Líbano, México, Tailândia e Estados Unidos. A maioria das amostras foi obtida em garrafas de plástico. Também foram encontrados microplásticos em água em garrafas de vidro.

A Orb tem a satisfação de atuar em parceria com membros da Orb Media Network (OMN), um grupo global de órgãos de imprensa influenciadores que cooperaram para publicar simultaneamente este artigo. Trabalhando em conjunto, a Orb e a OMN catalisam o diálogo global sobre questões fundamentais, concentrando a atenção do governo, da indústria, de pesquisadores, da sociedade civil e do público.

Entre os membros da OMN estão BBC: British Broadcasting Corporation (Reino Unido), Cadena SER- PRISA (Espanha), CBC: Canadian Broadcasting Corporation (Canadá), Dhaka Tribune (Bangladesh), Deutsche Welle (Alemanha), Die Zeit (Alemanha), Folha de São Paulo (Brasil), The Hindu (Índia), SVT (Suécia), Tempo Media Group (Indonésia) e YLE (Finlândia).  

Sobre a Orb Media

A Orb Media é uma organização jornalística sem fins lucrativos que publica reportagens sobre questões que importam para bilhões de pessoas ao redor do mundo. Publicamos o nosso trabalho simultaneamente com uma rede global de importantes organizações de imprensa para catalisar o diálogo público global a fim de gerar uma mudança motivada pelo cidadão. Combinando pesquisa original, análise de dados, reportagem de campo e um público engajado, a Orb Media produz artigos influenciadores sobre os desafios que enfrentamos juntos como um único mundo. www.orbmedia.org .

Contato com a imprensa: Lara Kline, larak@orbmedia.org .

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/652877/Orb_Media_Microplastics.jpg

Logo -  https://mma.prnewswire.com/media/652878/Orb_Media_Logo.jpg

 

FONTE Orb Media

WASHINGTON, 14 de março de 2018 /PRNewswire/ -- Um novo trabalho de pesquisa e reportagem da Orb Media mostra q","image":"","date":"14/03/2018 22h01","kicker":"PR Newswire"}}' cp-area='{"xs-sm":"49.88px","md-lg":"33.88px"}' config-name="economia/economia">

Newsletters

Receba dicas para investir e fazer o seu dinheiro render.

Quero receber

Mais Economia