Bolsas

Câmbio

Pesquisa global da FDI mostra que as crianças não estão recebendo exames dentários cedo o suficiente

FDI World Dental Federation

Os dados abaixo são de responsabilidade das empresas envolvidas e não são produto jornalístico do UOL

GENEBRA, 20 de março de 2018 /PRNewswire/ -- Por ocasião do Dia Mundial da Saúde Oral, a FDI World Dental Federation perguntou a pais do mundo todo como cuidavam da saúde bucal de seus filhos em fase de crescimento e as respostas sugerem margem para melhorar. Manter uma boca saudável é crucial para mantê-la funcionando corretamente e manter a saúde e o bem-estar geral.

Para ver o Press Release Multimídia, clique em: https://www.multivu.com/players/uk/8281451-survey-children-not-getting-dental-check-up

Uma pesquisa realizada em 10 países descobriu que apenas 13% dos pais com crianças menores de 18 anos levaram seus filhos ao dentista antes do primeiro aniversário - a idade recomendada para uma primeira visita odontológica. A maioria dos pais levou o filho pela primeira vez ao dentista quando tinha entre um e três anos de idade (24%) ou entre quatro e seis anos de idade (22%), enquanto 20% dos pais contaram que nunca levaram seu filho para um check-up dental.

"É preocupante saber que a maioria das crianças não está recebendo um check-up dental na idade recomendada", disse a Dra. Kathryn Kell, presidente da FDI. "Os bons hábitos de saúde oral começam cedo. Os pais deveriam visitar o dentista quando o primeiro dente de seu filho começa a nascer como medida preventiva para evitar o risco de desenvolver cáries na primeira infância. As doenças orais podem afetar todos os aspectos da vida e estão associadas a muitas condições gerais de saúde. Neste Dia Mundial da Saúde Oral, queremos que as pessoas façam a conexão entre sua saúde bucal e a saúde geral, compreendendo o impacto que uma tem na outra. Saber como proteger sua boca e corpo em todas as idades contribui para uma melhor qualidade de vida".

A metade (50%) dos pais que levaram seu filho ao dentista identificou o motivo como sendo um check-up odontológico regular. No entanto, enquanto esta foi a resposta mais frequente no Reino Unido (82%), Suécia (77%), Argentina (65%), França (63%), Estados Unidos (63%), Austrália (56%) e China (34%); a resposta mais relatada para ir ao dentista no Egito, Filipinas e Marrocos foi dor ou desconforto na boca de seus filhos (56%, 43% e 38%, respectivamente).

Mais de dois quintos (43%) dos pais com crianças de 18 anos ou menos disseram que eles pessoalmente garantiam que seus filhos escovavam os dentes antes de dormir para evitar doenças bucais - uma mensagem-chave promovida pela FDI. A pesquisa também mostrou que 40% dos pais supervisionavam a escovação de dentes de seus filhos duas vezes por dia e 38% deles disseram que limitavam alimentos e bebidas açucaradas na dieta de seus filhos para evitar doenças bucais. Apenas 26% relataram ter limpado pessoalmente os dentes de seus filhos assim que o primeiro dente nasceu, e apenas 8% mencionaram ter encorajado seus filhos a usar um protetor bucal ao praticar esportes.

A FDI recomenda a prática de um bom tratamento bucal, evitando fatores de risco, como uma dieta não saudável - especialmente alta em açúcar - e realizar exames regulares para proteger a saúde bucal e a saúde geral em todas as idades. Os pais devem começar a limpar os dentes da criança antes da hora de dormir quando o primeiro dente começa a nascer, supervisionar a escovação de dentes das crianças duas vezes ao dia com uma pequena quantidade de pasta de dente com flúor e agendar exames regulares no dentista a partir do primeiro aniversário.

Sobre o Dia Mundial da Saúde Oral

Comemorado anualmente em 20 de março, o Dia Mundial da Saúde Oral (WOHD) foi criado pela FDI World Dental Federation para aumentar a conscientização global sobre prevenção e controle de doenças bucais.  www.worldoralhealthday.org ; #WOHD18 #SayAhh

Parceiros Globais WOHD: Henry Schein, Philips Sonicare, Unilever; e Apoiadores WOHD: Planmeca, Wrigley

Sobre a Pesquisa

Todos os números, salvo indicação em contrário, são de YouGov Plc. O tamanho total da amostra foi de 11.552 adultos, dos quais 4.056 eram pais com filhos com idade igual ou inferior a 18 anos. O trabalho de campo foi realizado entre 30 de janeiro e 8 de fevereiro de 2018. A pesquisa foi realizada on-line. Os números foram ponderados e são representantivos nacionalmente de todos os adultos maiores de 18 anos. A composição daqueles que eram pais com filhos de 18 anos ou menos é a seguinte: Reino Unido (468), Austrália (311), Egito (463), Filipinas (506), França (357), EUA (295), Marrocos (386), Suécia (272), China (529) e Argentina (469).

Foto: https://mma.prnewswire.com/media/654729/FDI_Children_Dental.jpg

FONTE FDI World Dental Federation

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos