ipca
-0,21 Nov.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

Osmar Terra lança programa voltado à pessoa idosa

Osmar Terra

06/04/2018 16h58

BRASÍLIA, Brasil, 6 de abril de 2018 /PRNewswire/ -- O país precisa ter políticas públicas voltadas à população de idosos, cujos problemas exigem, na maioria das vezes, soluções urgentes. Com esse objetivo, o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, lançou, nesta semana, a Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa.

"O Brasil tem que se tornar gradualmente um país que atenda essa população crescente de idosos, que tem necessidades especiais e problemas que precisam ser resolvidos urgentemente", ressalta Osmar Terra.

A estratégia tem como foco os idosos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e reunirá ações dos setores governamentais, organismos internacionais e instituições públicas e privadas.

"Essa é uma política nacional que também envolve os ministérios da Saúde, da Educação e da Cultura e precisa, agora, ter a participação do Ministério das Cidades", observa Osmar Terra.

A iniciativa conta ainda com a participação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Qualidade de vida

De acordo com o ministro, a estratégia oferecerá mais qualidade de vida para as pessoas com mais de 60 anos, além de fortalecer a Política Nacional do Idoso. "É um caminho para trabalharmos com os municípios [e também estados] e estabelecermos uma rota [de atendimento aos idosos]."

Hoje, o Brasil tem 29,6 milhões de idosos. Desses, 6 milhões estão no Cadastro Único. Ao aderir à estratégia, assinala o ministro, estados e municípios assumem o compromisso de garantir o direito dos idosos e de desenvolver ações voltadas a essa população.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, a Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa garante que as ações voltadas aos idosos serão acompanhadas de perto pelos conselhos municipais e pela sociedade.

O monitoramento da execução da política pública fará com que os municípios elaborem diagnósticos sobre os idosos e planos para posterior aprovação pelas câmaras de vereadores, a fim de que possam ser transformadas em lei para sanção pelos prefeitos. A partir disso, as ações começam a ser efetivadas.

O município de Ponte Nova, em Minas Gerais, foi o primeiro a assinar a adesão à Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa. A cidade desenvolveu o projeto piloto da estratégia nacional, em parceria com o MDS e a Universidade Federal de Viçosa.

Standard Comunicação

Contato: (21) 9.7263.6617

FONTE Osmar Terra

Mais Economia