Bolsas

Câmbio

Conflitos sobre leis do comércio mundial preocupam países, diz jornal

Da Redação

Em São Paulo

O jornal britânico "Financial Times" diz que está crescendo o temor sobre as regras que regulamentam o comércio mundial (leia o texto traduzido, exclusivo para assinantes do UOL).

Os tratados e tribunais que regulam o investimento internacional tornaram-se mais poderosos e mais controversos à medida que o comércio global passou a dizer menos respeito ao fluxo de mercadorias através de fronteiras para referir-se mais a multinacionais que se instalam no exterior.

De acordo com a reportagem, a preocupação está aumentando não só entre os candidatos presidenciais nas eleições dos EUA, mas também entre os governos de mercados emergentes e agentes de campanhas de desenvolvimento.

Existem atualmente quase 3.000 tratados de investimentos bilaterais entre países de todo o mundo, elaborados para proteger companhias de capital estrangeiro de discriminação, nacionalização arbitrária ou outros tratamentos injustos pelo governo do país anfitrião.

Segundo o jornal, o Brasil, o maior receptor de investimento estrangeiro direto da América Latina, tradicionalmente suspeita de tratados de investimentos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos