Bolsas

Câmbio

Vendas da indústria sobem 11,5% em fevereiro sobre um ano antes

Da Redação
Em São Paulo

As vendas reais da indústria brasileira em fevereiro subiram 11,5% em fevereiro em relação ao mesmo mês do ano passado, informou nesta quinta-feira a CNI (Confederação Nacional da Indústria).

Em relação a janeiro, houve crescimento de 1,5%, com ajuste sazonal (considera efeitos específicos de determinado período, como vendas aquecidas no Natal). A elevação de 1,5% nas vendas reais da indústria de janeiro para fevereiro é a mais expressiva desde junho de 2007 (quando a alta foi de 2,1%), de acordo com a CNI.

Sem ajuste sazonal, a alta foi de 0,3% em fevereiro ante janeiro. No primeiro bimestre, o aumento foi de 10,9% no confronto com igual intervalo do ano anterior.

Na terça-feira (dia 1º), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou levantamento da produção da indústria. Segundo a instituição, houve alta de 9,7% em fevereiro sobre um ano antes e queda de 0,5% em relação a janeiro.

Na terça-feira (dia 1º), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou levantamento da produção da indústria. Segundo a instituição, houve alta de 9,7% em fevereiro sobre um ano antes e queda de 0,5% em relação a janeiro.

Uso das instalações
O nível de utilização da capacidade da indústria (UCI) brasileira situou-se em 82,9% em fevereiro, em termos dessazonalizados, menor do que os 83,1% registrados em janeiro. No segundo mês de 2007, ficou em 81,7%.

Sem ajustes sazonais, o indicador da CNI apontou uso de 81,7% da capacidade instalada da indústria de transformação nacional em fevereiro, após marcar 81,6% na abertura de 2008. Em fevereiro de 2007, estava em 80,2%.

A CNI aponta como dado positivo a retração no uso da capacidade instalada em fevereiro mesmo com atividade industrial intensificada. O indicador se distanciou em 0,4 ponto percentual do nível de novembro do ano passado, quando atingiu 83,3%, o maior patamar da série reformulada em 2003.

O comportamento em fevereiro mostra que houve "um aumento da capacidade produtiva, fruto da maturação dos investimentos realizados ao longo de 2007", destacou o organismo.

(Com informações do Valor Online)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos