Bolsas

Câmbio

Inflação deve fechar 2008 acima da meta, avalia economista

Da Redação
Em São Paulo

O IPCA (Índice de Preços Amplos ao Consumidor) ficou acima dos 5% em um período de 12 meses. Os alimentos foram responsáveis por metade da inflação registrada em abril, que ficou em 0,55%. O pão francês teve alta de mais de 7%, enquanto a cebola subiu 15,87%. Para Marcela Prada, economista da Tendências Consultoria, a alta no preço dos alimentos deve continuar pressionando a inflação nos próximos meses.

"Isso [alta no preço dos alimentos] acontece não só no Brasil, mas em todo o mundo. A pressão deve demorar um pouco para se dissipar. O índice de maio também deve vir pressionado pela alta nos preços dos alimentos", disse.

Para a economista, será difícil a inflação no Brasil, em 2008, atingir o centro da meta. "Nossa projeção está em 4,8% e nós devemos revisar para cima nos próximos dias, mas a inflação deve ficar dentro do intervalo de tolerância que é de dois pontos para cima ou para baixo", afirmou.

Com isso, segundo a economista, será difícil o Copom (Comitê de Política Monetária), do Banco Central, reduzir a taxa de juros nas próximas reuniões. "A taxa de juros deve aumentar nos próximos meses", disse.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos