Bolsas

Câmbio

Mattel anuncia recall de 41 mil brinquedos que podem causar asfixia

Da Redação
Em São Paulo

A fabricantes de brinquedos Mattel anunciou nesta quinta-feira o recall do brinquedo "Panelas e Potes - Aprender e Brincar", da linha Fisher-Price. Ao todo, serão chamados de volta cerca de 41 mil destes brinquedos, que foram vendidos no mundo entre outubro de 2007 e agosto de 2008. Apenas no Brasil, são aproximadamente 3.534 destes.

Segundo comunicado divulgado na Internet, a companhia diz que em alguns modelos desse produto foram percebidas falhas na segurança, que podem trazer danos graves à saúde dos usuários.

"Foi detectado que em alguns conjuntos a panela azul está sem parafusos que fixam o fundo plástico. Sem eles, o fundo pode se soltar e liberar bolinhas que podem causar asfixia se forem ingeridas ou aspiradas", diz o informe.

De acordo com a Mattel, o conjunto Panelas e Potes é um brinquedo de empilhar e encaixar potes e panelas, com bloquinhos de formas e uma tampa. O produto, movido à pilha, emite sons e luzes e é voltado para crianças de 6 meses a 3 anos.

Por enquanto, a Mattel diz que nenhum caso de acidente foi relatado em nenhum dos mercados em que está presente.

Falha
No produto, estão acopladas três panelas, uma azul, uma vermelha e outra amarela. A azul é a do meio e deveria sair da fábrica com seis parafusos no fundo, que deveriam proteger as bolinhas que fazem parte do produto para que elas não se soltassem.

Caso o brinquedo não esteja com os seis parafusos, ele possui defeito e faz parte do recall. Nesse caso, deve ser mantido fora do alcance das crianças e ser devolvido para a empresa.

Contato
A Mattel disponibilizou aos consumidores o telefone 0800 77 01207, com ligação gratuita e serviço disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados e domingos, das 9h às 15h. Também é possível entrar em contato pelo site.

O consumidor pode optar por ter um produto novo em sua casa ou obter o dinheiro pago pelo brinquedo de volta. A Mattel informa que tem o prazo máximo de 30 dias para solucionar o problema dos consumidores.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos