Bolsas

Câmbio

Lula pede a ministros pressa na execução de medidas contra a crise

Piero Locatelli

Do UOL Notícias

Em Brasília (DF)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer que as medidas tomadas pelo governo contra a crise sejam executadas mais rapidamente. Durante sua fala na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, ele pediu aos ministros que façam um esforço para que isso ocorra.

"Qual a possibilidade da gente reduzir o tempo entre a decisão e o dinheiro chegar? Não é culpa de ninguém. A máquina está preparada para trabalhar num processo de normalidade, mas, quando estamos num processo de anormalidade, precisamos colocar ordem na máquina para que ela possa fluir com um pouco mais de rapidez."

Para ele, isso não é um problema de vontade das pessoas, mas da normatização das instituições que foram criadas décadas atrás. Segundo ele, como as decisões anunciadas ainda não entraram 100% em vigor, mais efeitos positivos devem ser sentidos um pouco para a frente, e isso ajudaria o país a não sofrer impactos muito maiores da crise.

Em outra metáfora futebolística, o presidente falou que o Brasil tem de agir como um time que está ganhando e não pode jogar na defensiva. "Na hora em que a crise estiver debelada, quem estiver mais preparado, vai sair ganhando, e acho que é esse o momento de o país sair na frente."

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos