Bolsas

Câmbio

Governo deve liberar R$ 2 bilhões para a comercialização agrícola

Claudia Andrade
Do UOL Notícias
Em Brasília (DF)

O ministro Reinhold Stephanes (Agricultura) afirmou nesta terça-feira (16) que o governo estuda uma nova linha de financiamento para produtores agrícolas. A idéia é liberar R$ 2 bilhões para ajudar na comercialização da safra do ano que vem. O ministro falou com os jornalistas depois de participar de audiência na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado sobre os efeitos da crise financeira mundial na agricultura.

"Duas linhas de financiamento já saíram tanto para as cooperativas de crédito como para as cooperativas de produção. O que está se tratando é de uma terceira linha de financiamento que seria pensando na comercialização, ou seja, para fevereiro, março e abril", afirmou Stephanes.

"(O crédito) seria através de toda a capitalização das cooperativas ou através de aumento capital de giro. As decisões sobre isso têm que ser tomadas ainda este ano ou no início do próximo ano para que os recursos estejam à disposição para quando a colheita começar e as necessidades de comercialização forem determinadas", explicou.

Para o ministro, o aumento do capital de giro das cooperativas agrícolas permitirá que elas dêem "um fluxo melhor à comercialização, que é a grande preocupação que nós temos".

Stephanes admitiu, no entanto, que existem dificuldades para que o crédito chegue até o produtor. Segundo ele, questões burocráticas e bancárias muitas vezes emperram o processo. "Os bancos privados têm aversão ao risco e procuram ser muito seletivos neste momento de crise e, eventualmente, evitam emprestar. É claro que o governo está angustiado com essa situação e está procurando outras formas de fazer com que o crédito chegue efetivamente ao produtor", declarou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos