Bolsas

Câmbio

Receita libera consulta ao primeiro lote da malha fina do IR 2008

Da Redação
Em São Paulo

A Receita Federal liberou a consulta ao primeiro lote residual do Imposto de Renda 2008 (ano-base 2007) em seu site e no Receitafone (146).

O pagamento ocorrerá no próximo dia 15 de janeiro.

Ao todo, 54.813 declarações serão liberadas, sendo que, neste lote, serão contemplados todos os contribuintes idosos que sanaram as pendências nas respectivas declarações e não receberam a restituição nos lotes anteriores, conforme disposto no Estatuto do Idoso.

Os pagamentos para os demais contribuintes foram priorizados de acordo com a data da última declaração entregue do exercício.

Correção e pagamento
O imposto a ser restituído será corrigido em 9,35%, referentes à variação da taxa Selic no mês de maio a dezembro de 2008, e 1%, referente ao mês de janeiro de 2009.

Ao todo, serão pagos R$ 74,686 milhões, mediante depósito bancário. Quem não informou a conta-corrente para crédito da restituição poderá ir a uma agência do Banco do Brasil e pedir a transferência do dinheiro para qualquer banco em que seja correntista.

A restituição ficará disponível no banco pelo prazo de um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse tempo, deverá requerê-lo com o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, disponível na internet.

Malha fina de 2008
De acordo com a Receita Federal, 361.451 mil declarações foram retidas na malha fina no ano passado. O número indica uma redução de 118.261 declarações em relação ao ano de 2007.

Os contribuintes que ainda não receberam a restituição podem obter mais detalhes sobre o processo da declaração pelo site da Receita. Para fazer a consulta, além do CPF, o contribuinte deve informar o número do recibo de entrega da declaração.

(Com informações do Infomoney)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos