Bolsas

Câmbio

Banco Central Europeu corta taxa de juros para 2%, menor patamar desde 2003

Da Redação
Em São Paulo

(Texto atualizado às 12h20)

O Banco Central Europeu (BCE) cortou nesta quinta-feira sua taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual, para 2% ao ano, atingindo outra vez o menor patamar desde 2003 por conta da queda da inflação e a ampliação da recessão.

O corte, em linha com as estimativas de analistas de mercado, marca a quarta redução em pouco mais de três meses, em meio a sinais de impactos pesados da crise financeira sobre a economia real. A ameaça de a inflação ficar abaixo da meta de 2% do BCE também justifica o movimento.



O BCE também informou, em Frankfurt, que reduziu para 3% a facilidade marginal de crédito, usada para a concessão de créditos overnight por bancos centrais nacionais; e a facilidade de depósito, que remunera depósitos overnight em bancos centrais nacionais, até 1%, com efeitos a partir de 21 de janeiro de 2009.

O presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, sugeriu que a entidade monetária manterá a taxa básica de juros em 2% na zona do euro em fevereiro, e que considerará baixá-la de novo em março.

O Banco da Inglaterra (BoE) já havia promovido na semana passada um corte de 0,5 ponto percentual no juro básico, agora fixado em 1,5% ao ano.

Juros no Brasil
No Brasil, ao contrário dos países desenvolvidos, a taxa básica de juros não foi reduzida com a crise internacional. Estava em 13% ao ano em setembro de 2008, passou para 13,75% no final de outubro e permanece nesse patamar até hoje.

Na próxima quarta-feira (21), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidirá se modifica a taxa. A previsão de analistas é que a instituição faça nesse dia o primeiro corte desde setembro de 2007 (quando a taxa passou de 11,5% para 11,25%).

(Com informações de Reuters, EFE e Valor Online)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos