Bolsas

Câmbio

GM e Perdigão concedem férias coletivas

Da redação

Em São Paulo

A Perdigão anunciou nesta terça-feira que concederá férias coletivas em duas unidades do Rio Grande do Sul. No mesmo dia, o sindicato de metalúrgicos de São José dos Campos (interior de São Paulo) informou que a General Motors terá férias coletivas pela sétima vez desde setembro.

No caso da Perdigão, "na unidade de Cavalhada, em Porto Alegre, os 580 funcionários estarão em férias no período de 9 de fevereiro a 11 de março. Em Lajeado (antiga Avipal), 2.300 funcionários do setor de aves entrarão em férias coletivas entre os dias 23 de março e 22 de abril", informou a assessoria de imprensa.

O setor de suínos da unidade em Lajeado, onde trabalham 1.000 funcionários, continuará operando normalmente, acrescentou a empresa.

As exportações de carne de frango in natura ficaram praticamente estáveis em janeiro, de acordo com dados do governo, ao contrário do que previa o setor --uma queda de 10%.

Mas as associações que congregam os produtores têm defendido cortes no alojamento de aves, pois o volume exportado não conseguiria dar conta de toda a produção interna, o que poderia acarretar queda de preços.

General Motors
As férias coletivas na GM cocrrerão nas suas unidades de Powertrain 1 e 2, de fabricação de motores e transmissão, em São José dos Campos (SP).

Questionada sobre a notícia, a montadora informou por meio da assessoria de imprensa que a adoção de férias coletivas nessa unidade está ocorrendo desde setembro, "desde que começou o cenário de queda no mercado mundial e no mercado brasileiro".

"As férias nessa unidade fazem parte da programação (...) Funciona em três turnos de trabalho e há um escalonamento. Essa unidade não é da montagem de veículos", acrescentou a assessoria de imprensa da GM.

De acordo com o sindicato, o período de férias é de 16 de fevereiro a 17 de março. Nem o sindicato nem a GM informaram quantas pessoas serão atingidas pelas férias coletivas. Segundo a montadora, a unidade tem 3.000 funcionários.

(Com informações da Reuters)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos