Bolsas

Câmbio

Brasil pode usar Fundo Soberano contra a crise, diz Mantega

Claudia Andrade

Do UOL Notícias

Em Brasília

O ministro Guido Mantega (Fazenda) afirmou nesta quarta-feira (04) que os recursos do Fundo Soberano poderão ser usados este ano em caso de "vacas mais esbeltas". "Até agora não houve necessidade. Mas, se 2009 vai ser um ano de vacas magras, ou de vacas um pouquinho mais esbeltas que no ano passado, podemos usar o fundo", disse.

O fundo foi criado no final do ano passado como uma reserva para ser utilizada em momentos de crise, e conta com R$ 14,2 bilhões em caixa. Na tarde desta quarta, o ministro terá reunião com empresários para tratar da crise financeira. Após o encontro, Mantega espera ter "um relato mais preciso do que está acontecendo em cada setor".

Sem recessão
Durante a apresentação do balanço de dois anos do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), o ministro da Fazenda afirmou ainda que o Brasil "não entrará em recessão".

"A palavra serve para os EUA, para a União Européia em geral, para o Japão, etc, mas não para o Brasil. Este é um momento mais agudo da crise, que tende a se dissipar. Os empresários têm que acreditar, temos de sermos todos ousados para superar este momento", destacou.

Mantega afirmou que o governo continuará perseguindo a meta de 4% de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) para 2009, mas ponderou que o país depende também das ações de outros governos.

"Dependemos inclusive de programas feitos por outros governos. O presidente Barack Obama assumiu agora, temos que ver o que a China vai fazer, como vai reagir. No Brasil, houve desaceleração no último trimestre de 2008 e no primeiro trimestre deste ano devemos permanecer no mesmo patamar", avaliou.

O crescimento alcançado antes do início da crise, na opinião do ministro, ajudou o país a amenizar os efeitos da desaceleração econômica. "Até setembro, nós estávamos crescendo mais de 6% e isso foi um fator muito positivo, porque nos deu a retaguarda para desacelerar sem chegar ao solo".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos