Bolsas

Câmbio

Califórnia de Schwarzenegger se torna o Estado menos confiável dos EUA para dívidas

Da Redação

Em São Paulo

A Califórnia, Estado mais rico e populoso dos Estados Unidos, passou a ser considerada, também, a unidade federativa menos confiável quanto ao pagamento de dívidas, junto com a Luisiania.

A agência de classificação de risco Standard & Poor's - a mesma que em maio do ano passado elevou o Brasil à categoria de "grau de investimento" - reduziu ontem a nota referente à dívida californiana.


AP - 25.jan.2009
Schwarzenegger enfrenta parlamentares para aprovar um aumento de impostos em seu Estado. Na foto, com Sylvester Stallone
ESPECIAL CRISE FINANCEIRA
UOL ECONOMIA
O Estado, governado pelo ator Arnold Schwarzenegger, teve sua nota de risco reduzida de A+ para A. Os Estados americanos costumam ter notas boas, como AAA ou AA. As autoridades locais afirmam que a crise orçamentária deixou a Califórnia "à beira do desastre".

A dívida da Califórina está em torno de US$ 40 bilhões e não para de subir. O "relógio do déficit", uma calculadora gigante que o governador mandou colocar em seu gabinete, em Sacramento, capital do Estado, aumenta num ritmo de US$ 500 por segundo.

Com 36,5 milhões de habitantes, e do tamanho da Itália, se fosse um país independente a Califórnia seria o oitavo maior Produto Interno Bruto do mundo.

Há vários meses, Schwarzenegger enfrenta os parlamentares californianos para tentar aprovar um aumento de impostos e cortes nos gastos públicos.

No fim de dezembro, o governador anunciou um decreto estabelecendo dois dias de licença não remunerada para seus empregados, além de ter mencionado a possibilidade de reduzir salários e cortar postos de trabalho.

"A verdade é que nosso Estado está tão impotente que não conseguimos resolver a crise orçamentária. A verdade é que a Califórnia está em estado de emergência", afirmou o governador em janeiro.

(Com informações da AFP)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos