Bolsas

Câmbio

BC britânico reduz juros para patamar mais baixo da história

Da Redação

Em São Paulo

(Texto atualizado às 10h42)

O Banco da Inglaterra decidiu nesta quinta-feira reduzir sua taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual, para 1% ao ano, com o objetivo de tentar ajudar a economia britânica a sair da recessão por meio da retomada dos gastos dos consumidores e empresas.

Com isso, a taxa, que já estava no menor patamar desde a fundação do Banco da Inglaterra, em 1694, renovou o recorde de baixa. Desde outubro, o juro básico no Reino Unido, que estava em 5% ao ano, já caiu quatro pontos.


A decisão de hoje foi tomada após a confirmação, no mês passado, de que o Reino Unido está oficialmente em recessão, depois que o Produto Interno Bruto (PIB) do país registrou uma queda de 1,5% no último trimestre de 2008, a maior queda em mais de 28 anos.

Os principais bancos centrais do mundo têm tomado medidas drásticas em suas políticas monetárias desde que se intensificou a crise internacional. Nos Estados Unidos, a taxa básica de juros varia numa bando entre 0% ao ano 0,25% desde 16 de dezembro.

O Japão, que já tinha uma das taxas mais baixas do mundo, decidiu em dezembro reduzi-la de 0,3% ao ano para 0,1%. Em 15 de janeiro, o Banco Central Europeu baixou seu juro básico para 2% ao ano, menor patamar desde 2003.

Em dezembro, foi a vez de a China baixar suas taxas de juros. A taxa de empréstimo de um ano foi reduzida de 5,58% para 5,31%, enquanto a taxa de depósito ficou em 2,25% ante os 2,52% anteriores.

No Brasil, o Banco Central em janeiro baixou a taxa Selic (juro básico nacional) em 1 ponto percentual, para 12,75% ao ano, na primeira redução desde setembro de 2007. Foi, ainda, o maior corte desde 2003. Segundo analistas, a medida do BC brasileiro é o início de um ciclo enfático de quedas.

(Com informações de Efe, Reuters e Valor Online)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos