Bolsas

Câmbio

Demora do governo para reagir à crise é vantagem, diz economista

Da Agência Brasil

Apesar de ter servido como desvantagem para o país num primeiro momento, a falta de agilidade do governo diante da crise internacional agora representa uma oportunidade para o Brasil tomar medidas mais agressivas e estimular a economia, enquanto o resto do mundo está sem munição.

A avaliação é da economista Maria da Conceição Tavares, uma das criadoras do Plano Cruzado, nos anos 80, segundo informações da Agência Brasil, vinculada ao governo federal.

Para Maria da Conceição, o Brasil foi pouco afetado pela crise e está em posição mais confortável que a maioria dos países em meio à deterioração da economia internacional. Professora da Universidade de Campinas (Unicamp), a economista, no entanto, cobrou mais ousadia das autoridades econômicas.

"A economia está reagindo, mas o Estado está rígido", disse, em palestra do seminário promovido, em Brasília, pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social para analisar a crise. Embora considere tímida a reação do governo nas primeiras semanas após o agravamento da crise, ela disse que essa demora pode ser benéfica para o país.

"Se as autoridades tivessem agido com vigor desde setembro, quando a crise se agravou, agora teríamos pouco espaço para enfrentar a crise", destacou a economista.

Crítica das políticas econômicas ortodoxas, que pregam que o governo aumente impostos e economize gastos para pagar os juros da dívida pública, Maria da Conceição admitiu que a política de superávit primário dos últimos anos passou a representar uma vantagem em situações de crise.

"Não fosse a política ortodoxa, teríamos crescido mais no passado, mas agora estaríamos mais vulneráveis", afirmou. Ela, porém, disse ser contrária a qualquer tentativa do governo em economizar mais recursos neste momento.

"Diante do cenário atual, a situação das contas públicas brasileiras está muito boa e não vejo necessidade de elevar ainda mais o esforço fiscal", concluiu.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos