Bolsas

Câmbio

Greve dos petroleiros não afeta produção da Petrobras, diz sindicato

O segundo dia de greve dos petroleiros tem adesão de quase 100% da categoria, mas o movimento ainda não afeta a produção nas refinarias e plataformas da Petrobras.

A avaliação é do secretário-geral do Sindicado dos Trabalhadores na Indústria do Petróleo no Rio de Janeiro (Sindipetro), Emanuel Cancella. Segundo ele, os reflexos da paralisação só devem ser sentidos a partir do terceiro dia de paralisação.

O sindicalista informou que na tarde de hoje (24) a Petrobras vai receber representantes da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e da Frente Nacional dos Petroleiros para discutir os valores da participação nos lucros e resultados pagos aos funcionários.

"A Petrobras está dizendo que a produção ainda não foi afetada, e é verdade. A produção só vai começar a ser afetada a partir do terceiro dia de greve. A diminuição do refino, da produção e da transferência não é estanque, é gradativa. Provavelmente, a Petrobras marcou a reunião para hoje porque sabe que mais um dia de greve vai prejudicar a produção".

De acordo com o Sindipetro, na Refinaria de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro, os funcionários não trocam de turno desde o domingo.

Nos terminais da Ilha do Governador, os petroleiros decidiram em assembléia nesta manhã continuar a greve. Já no Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES), no prédio administrativo do Maracanã e no edifício-sede não há greve, mas funcionários estão fazendo piquetes.

Em nota divulgada ontem à noite (23), a Petrobras informou que nas plataformas da Bacia de Campos (norte fluminense e Espírito Santo), a adesão à greve foi de apenas 30% e não houve parada na produção na P34 e na PPR1, que operam normalmente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos