Bolsas

Câmbio

Produção industrial cai 17% em fevereiro, diz IBGE

Da Redação
Em São Paulo

A produção industrial no Brasil em fevereiro caiu 17% sobre igual mês de 2008, segundo informações do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em relação a janeiro deste ano, houve avanço de 1,8%.

No acumulado em 12 meses, a atividade da indústria recuou 1%, o primeiro resultado negativo desde setembro de 2002, quando a queda foi de 0,4%. Nos doze meses imediatamente anteriores, a produção industrial havia registrado alta acumulada de 1%.


Segundo o IBGE, em fevereiro, dos 27 setores pesquisados, 16 apresentaram crescimento, com destaque para veículos automotores (8,7%), refletindo principalmente a retomada na produção de automóveis. Esse setor acumulou alta de 52,2% nos dois primeiros meses de 2009, após as paralisações nos meses de novembro e dezembro.

Também registraram altas significativas os segmentos de outros produtos químicos (8,0%), edição e impressão (10,3%), material eletrônico e equipamentos de comunicações (8,7%) e alimentos (1,4%).

Na contramão, as maiores quedas ficaram com os setores de farmacêutica (-6,9%); máquinas e equipamentos (-3,2%) e outros equipamentos de transporte (-4,2%).

Na comparação com fevereiro de 2008, 23 ramos analisados tiveram queda na produção, como veículos automotores (-29,8%), máquinas e equipamentos (-32,2%), metalurgia básica (-31,5%), outros produtos químicos (-22,3%), aparelhos eletrônicos e de comunicações (-44,4%) e indústrias extrativas (-18,8%). Do lado oposto, as contribuições mais relevantes partiram de outros equipamentos de transportes (28,1%) e do segmento farmacêutico (13,1%).

No acumulado janeiro-fevereiro, a baixa de 17,2% foi consequência da diminuição em 24 ramos. A pressão negativa mais importante sobre o indicador geral veio da fabricação de veículos automotores, com queda de 32%.

(Com informações do Valor Online)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos