Vendas de veículos neste ano vão se igualar ao recorde de 2008, prevê ministro

Da Redação

Em São Paulo

As vendas de veículos no Brasil em 2009 vão se igualar às registradas em 2008, ano em que o setor atingiu nível recorde, prevê o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge.

No ano passado, foram vendidas 2,820 milhões de unidades no Brasil, incluindo automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Esse número abrange, também, os veículos importados.

O ministro também espera manutenção dos níveis de produção, que em 2008 somou 3,22 milhões de veículos. A expectativa de Miguel Jorge é melhor do que a da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), que prevê uma queda de 11,2% na produção em 2009, para 2,86 milhões de unidades. Em relação às vendas, a associação prevê queda de 3,9%, para 2,71 milhões.

"Já ganhei duas apostas do Jackson (Schneider, presidente da Anfavea) sobre produção", disse o ministro após participar de evento na Câmara Americana de Comércio (Amcham-SP), referindo-se às projeções do governo e da Anfavea.

Sobre a prorrogação da redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para o setor automotivo até o final de junho, o ministro disse que o efeito ficou acima do esperado pela Anfavea. Ele recusou-se a responder se o benefício será estendido novamente, mas não descartou essa possibilidade.

(Com informações da Reuters)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos