Bolsas

Câmbio

Para Mantega, pior da crise "já passou", e país crescerá até 4% no último trimestre

Da Redação

Em São Paulo

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, avaliou nesta quarta-feira que houve um "abrandamento da crise mundial" nos últimos dias e afirmou que o pior da crise no Brasil ficou para trás. Ele também previu que o PIB do país deve crescer até 4% no último trimestre, sem especificar qual será o resultado do ano todo. O mercado espera queda de 0,3% no PIB do ano.

"Talvez tenhamos chegado ao fundo do poço e o pior já passou (no mundo)", disse Mantega em audiência de quatro comissões especiais da Câmara dos Deputados para avaliar a crise. "O ciclo da crise tende a ser mais curto."


MANTEGA: 'PIOR JÁ PASSOU'
COMENTE ESTE VÍDEO
O ministro foi ainda mais enfático em sua avaliação sobre a melhora do Brasil.

"Em março e abril a economia (brasileira) já apresentou sinais de recuperação. Acredito que o pior já passou aqui no Brasil, a fase mais aguda foi deixada para trás."

Mantega afirmou que no primeiro semestre o Brasil ainda terá uma economia menos acelerada, mas que na segunda metade do ano a atividade começará a se aquecer.

"Terminaremos o ano com a economia acelerada", disse o ministro.

O ministro previu que no último trimestre o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro crescerá de 3% a 4% e que em 2009 como um todo haverá um "crescimento positivo", sem especificar de quanto seria esse crescimento.

Estimativa divulgada em pesquisa do Banco Central no início desta semana mostra que analistas de mercado consultados avaliam que o PIB terá uma retração de 0,3%. Se isso acontecer, será o pior desempenho da economia brasileira desde 1992, quando caiu 0,46%.

(Com informações da Reuters)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos