Bolsas

Câmbio

Produção industrial deve cair 14% em abril, diz Ipea

Da Redação

Em São Paulo

A produção industrial mensal de abril deve exibir queda de 14% em relação ao mesmo mês do ano anterior, mostram dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgados nesta quarta-feira (27). Na comparação com março, a previsão é de alta de 1,8%.

O setor de veículos foi o destaque negativo nas previsões do Ipea. Depois de acumular queda de 16,8% no primeiro trimestre ante o mesmo período do ano anterior, o instituto, ligado ao governo federal, espera nova retração em abril, para 15,8%.

"Este resultado (do ramo de veículos) deve ser entendido mais como uma acomodação", pondera Leonardo Carvalho, coordenador dos dados do Indicador Ipea de Produção Industrial Mensal. "O primeiro trimestre registrou uma anteci­pação de vendas, devido às incertezas sobre a prorrogação da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)."

De acordo com o Ipea, a produção industrial no primeiro trimestre deste ano acumulou queda de 14,7% ante o mesmo período de 2008.

Os dados do instituto apontam que o setor de energia, fundamental para a produção da indústria, deve ter baixa de 9,8% na comparação com abril do ano passado. Em relação a março, a queda está prevista para 1,6%.

A produção de papelão, tida como referência para a de outros artigos, tem previsão de expansão de 1,8% em relação a março. Já na comparação com abril do ano passado, a expectativa do Ipea é de queda de 4,9%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos