Bolsas

Câmbio

Petrobras vai investir na abertura de novas fronteiras exploratórias, diz diretor

Nielmar de Oliveira

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, afirmou nesta quarta-feira que a companhia considera fundamental a abertura de novas fronteiras exploratórias, na medida em que, desta forma, a empresa estará permanentemente alimentando o processo exploratório no país, com possibilidade de novas descobertas.

Segundo Estrella, a programação de perfurações da estatal atende aos prazos de exploração definidos pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

"A abertura de novas fronteiras é fundamental para nós. As perfurações nas costas leste, nordeste e equatorial brasileira são decisões estratégicas da companhia, na medida em que nos levam exatamente a essas descobertas de novas fronteiras exploratórias".

Estrella afirmou que a Petrobras não conseguiu, "por problemas mecânicos", perfurar o primeiro poço na camada do pré-sal, na Bacia do Jequitinhonha, no litoral sul da Bahia.

"Nós chegamos a explorar um poço no pós-sal da região, mas não obtivemos o resultado esperado, mas isto não interrompeu nossos planos, e nós vamos perfurar um novo poço na região da camada pré-sal, que apresenta boas perspectivas de se descobrir óleo", disse o diretor.

Ele considerou preferível não fazer comparações entre as bacias de Santos e do Jequitinhona. "Santos, do ponto de vista de área sedimentar, é uma bacia gigantesca. Se o pré-sal é uma coisa extremamente importante, mais importante é a revelação de uma enorme província de petróleo."

Em Jequitinhona, segundo ele, as bacias são menores, estreitas, "o que não quer dizer que elas não possam vir a ser grandes produtoras de petróleo. Ainda que não seja semelhante em tamanho às bacias do Sudeste, ela é estratégica para o objetivo da Petrobras de, permanentemente, abrir novas fronteiras exploratórias."

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos