Site publica vídeos com histórias de empreendedores do Brasil

Da Redação, em São Paulo

O site de compartilhamento de vídeos Videolog está incentivando seus participantes a publicarem vídeos que mostrem histórias de empreendedorismo em diferentes regiões do país.

Os melhores vídeos, selecionados por uma equipe, serão divulgados na edição brasileira da Semana Global do Empreendedorismo, evento que acontece de 16 a 22 de novembro simultaneamente em 90 países, segundo os organizadores.

Qualquer pessoa pode gravar um vídeo, de até três minutos, contando uma história de empreendedorismo relacionada à sua região do Brasil, ou mesmo de outros países. O Videolog criará no site um canal para os filmes participantes, e exibirá parte deles nos intervalos das palestras da Semana do Empreendedorismo.

"No ano passado, eu fui convidado a dar uma palestra no evento e senti que eu tinha motivado umas 40 ou 60 pessoas a empreender, só que existem milhares de empreendedores espalhados pelo país", conta Edson Mackeenzy, CEO do Videolog. O objetivo da iniciativa é permitir que essas pessoas também participem da Semana Global, ainda que a distância.

Mackeenzy informa que não há restrição quanto ao formato do vídeo, aceitando inclusive imagens captadas por telefone celular. Ao colocar o filme no Videolog, o participante deve descrever que é para a Semana Global do Empreendedorismo, usando as palavras-chave "semana global", de modo que os organizadores consigam identificá-lo e incluí-lo no canal dedicado ao evento.

Livro traz histórias de empreendedores

Além do canal especial do Videolog, haverá na Semana do Empreendedorismo o lançamento do livro "Para Ser Grande", que relata histórias de 20 empresários brasileiros.

Entre os relatos, está o de Abraham Kasinsky, que a partir de uma loja de autopeças criou a Cofap. Também estão no livro as histórias de Ozires Silva, um dos protagonistas da criação da Embraer, Laércio Cosentino, que fundou a Totvs, empresa de software brasileira, Ivan Zurita (presidente da Nestlé), Alberto Saraiva (Habib's), Washington Olivetto (W/Brasil) e outros.

A Semana Global do Empreendedorismo é "um movimento para despertar a atitude empreendedora nas pessoas", segundo os organizadores. Para participar, é possível inscrever-se nas atividades que já estão agendadas ou, cadastrar uma nova atividade.

O evento foi criado pela instituição britânica Enterprise UK e pela Fundação Kauffman. No Brasil, é realizado pelo Instituto Endeavor e patrocinado por Grupo Santander, Natura e Sebrae.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos