Cheques sem fundo batem recorde em 2009, diz Serasa
Em 2009, 2,15% dos cheques que foram compensados não tinham fundo, segundo pesquisa da Serasa divulgada nesta quarta-feira. Este percentual é o maior desde 1991, quando teve início o levantamento.
A Serasa mostra que o recorde começou a ser observado no primeiro semestre do ano passado, quando a inadimplência com cheques alcançou 2,3%, o pior semestre já registrado pelo índice. O motivo do calote, de acordo com a pesquisa, era o uso excessivo de cheques pré-datados, que eram utilizados pelo varejo como alternativa já que o crédito estava escasso no país por conta da crise financeira.
Embora no segundo semestre, com a recuperação da economia e a normalização dos empréstimos, o percentual de cheques sem fundo tenha caído para 1,99%, este ainda foi o maior patamar para o período desde 1991.
Em 2009, o Amapá foi o estado com maior percentual de cheques devolvidos (10,2%), enquanto São Paulo ficou com o menor nível (1,64%). Por regiões, a Norte teve o maior percentual de cheques devolvidos no ano passado (4,95%), enquanto Sudeste ficou o menor (1,75%).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso