Bolsas

Câmbio

Petrobras vai explorar petróleo na bacia de Punta del Este

Riomar Trindade

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Petrobras anunciou nesta quarta-feira que firmou, em Montevidéu, contrato com a estatal uruguaia Ancap para exploração e produção de petróleo e gás na plataforma continental do Uruguai. Segundo nota divulgada pela empresa brasileira, a forma de contrato é a partilha de produção, modalidade que implica  participação do governo uruguaio na produção. A Petrobras associou-se à YPF e à Galp Energia para firmar o contrato.

Segundo a Petrobras, a assinatura do documento conclui o processo de licitação dos blocos de exploração da Ronda Uruguai 2009 das Bacias de Pelotas e Punta del Este, promovida em julho do ano passado pelo governo uruguaio e na qual a sociedade apresentou a melhor proposta para os blocos 3 e 4, localizados na região sul-sudoeste da bacia de Punta del Este.

O bloco 3 está localizado a 300 quilômetros da costa, a uma profundidade entre 200 e 1.500 metros e o bloco 4 situa-se a 150 km a uma profundidade entre 100 e 200 metros. A Petrobras será a operadora do bloco 4 (40%), tendo a YPF igual participação e a Galp Energia, 20%. No bloco 3, a Petrobras possui 40% de participação, a YPF será a operadora da área (40%), tendo a Galp Energia 20% dos direitos.

A nota esclarece que a Petrobras terá quatros anos para estudar os dados sísmicos e decidir se realiza atividades de perfuração. Os compromissos assumidos pela Petrobras na licitação foram a aquisição de sísmica 2D e a conclusão do reprocessamento de dados já existentes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos