Bolsas

Câmbio

Produção industrial no Brasil salta 16% em janeiro

Da Redação, em São Paulo

A produção da indústria brasileira saltou 16% em janeiro em relação a igual mês de 2009, e mostrou alta de 1,1% em relação a dezembro de 2009, após dois meses de acomodação neste tipo de comparação, segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgadas nesta quinta-feira.

Segundo o IBGE, o expressivo crescimento anual deve-se à fraca base de comparação, já que em janeiro de 2009 o Brasil e o mundo ainda sofriam os efeitos da crise financeira mundial.

Analistas consultados pela Reuters previam uma expansão mensal de 1% e uma elevação anual de 16%. As estimativas para a taxa mês a mês variaram de alta de 0,2% a 2%, enquanto para a comparação com o ano passado ficaram entre avanço de 14,1% a 17,6%.

O IBGE revisou ligeiramente para cima o dado de atividade em dezembro, de uma queda inicialmente divulgada de 0,3% sobre novembro para recuo de 0,2%.

Em relação a janeiro de 2009, a produção industrial cresceu em 23 dos 27 ramos pesquisados. O setor de veículos automotores, que expandiu-se 41,4% no período, deu a maior contribuição para o indicador, impulsionado, sobretudo, pelo aumento na produção de automóveis e caminhões.

Entre os avanços de dois dígitos, também destacam-se máquinas e equipamentos (34%), metalurgia básica (34,5%), outros produtos químicos (27,5%), produtos de metal (43%), indústrias extrativas (20,8%) e borracha e plástico (24,5%).

Por outro lado, entre os segmentos que apresentaram taxa negativa, chamou atenção equipamentos de transporte, com recuo de 20%.

No comparativo com dezembro de 2009, 14 dos 27 ramos pesquisaram tiveram alta na produção industrial, com destaque para produtos de metal (12%), material eletrônico e de comunicações (14,3%) e bebidas (8,1%).

Entre as atividades com decréscimo, ficaram edição e impressãi (-5%), veículos automotores (-1,2%) e farmacêutica (-2,2%).

(Com informações da Reuters)
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos