Bolsas

Câmbio

Emprego na indústria cai 1,1% em janeiro, o menor recuo desde dezembro de 2008

Da Redação, em São Paulo

O nível de emprego na indústria brasileira caiu 1,1% em janeiro comparado com igual mês de 2009, o menor recuo desde dezembro de 2008. Em relação ao último mês de 2009, o emprego cresceu 0,3%, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


O número de horas pagas recuou 0,3% na comparação com dezembro e diminuiu 0,2% frente ao mesmo mês no ano anterior, a menor perda desde outubro de 2008.

A folha de pagamento real cresceu 5,9% em relação a dezembro e 2,4% frente a igual período do ano anterior, interrompendo sequência de dez meses de perdas.

No confronto anual, o IBGE informa que o nível de emprego caiu em 13 de 18 setores pesquisados. Entre os destaques, ficaram : madeira (-13,8%), vestuário (-4,3%) e meios de transporte (-4%). Entre os segmentos que mostraram alta, papel e gráfica teve o melhor desempenho, de 8,8%.

Por regiões, a pesquisa nota que houve queda no pessoal ocupado em 10 dos 14 locais apurados. As  maiores perdas ficaram com Minas Gerais (-4,2%) e as regiões Norte e Centro -Oeste (-3%). Na contramão, os lugares onde o nível de emprego cresceu foram a região Nordeste (2%), Ceará (6%), Pernambuco (3,4%) e Bahia (2,9%).

(Com informações da Reuters)
 
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos