Bolsas

Câmbio

Ministério da Agricultura interdita empresas por irregularidades na venda de fertilizantes

Danilo Macedo

Da Agência Brasil

Brasília - Cinco empresas beneficiadoras de fertilizantes localizadas nos municípios de Uberlândia e Araguari, no Triângulo Mineiro, foram embargadas pela fiscalização do Ministério da Agricultura (Mapa). Os fiscais também visitaram cinco estabelecimentos nas cidades de Uberaba e Frutal, onde encontraram irregularidades em um deles.

Entre as irregularidades constatadas estavam adição de argila em fertilizante mineral simples, a não apresentação de documentação exigida e a ausência de controle de qualidade para identificação de metais pesados. As fiscalizações foram realizadas entre os dias 29 de março e 1º de abril.

De acordo com o ministério, também foram coletados produtos com o número de identificador irregular. "A informação contida na embalagem pode induzir o consumidor a erros na aplicação e prejudicar a produtividade nas lavouras", disse, em nota, coordenador da área de fertilizantes do Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas do Mapa, Hideraldo Coelho.

A região do Triângulo Mineiro é considerada estratégica para o Mapa porque concentra 40% da produção de adubos fosfatados e 10% do consumo nacional de fertilizantes.

O Mapa informou que nos quatro dias de fiscalização foram emitidos 16 termos de coleta de amostras de fertilizantes. Segundo Hideraldo Coelho, até o final do ano estão previstas coletas de mais 700 amostras.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos