Bolsas

Câmbio

Entenda como é feita a Pesquisa de Orçamentos Familiares

Da Redação, em São Paulo

A Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008/2009, divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) foi realizada nas áreas urbana e rural em todo o território brasileiro, no período de maio de 2008 a maio de 2009.

É a quinta pesquisa realizada pelo IBGE sobre orçamentos familiares. As pesquisas anteriores foram o Estudo Nacional de Despesa Familiar (Endef), de 1974/1975, com âmbito territorial nacional, à exceção das áreas rurais das Regiões Norte e Centro-Oeste; a POF 1987/1988; a POF 1995/1996; e a POF 2002/2003.

Segundo o IBGE, a pesquisa visa principalmente mensurar as estruturas de consumo, dos gastos, dos rendimentos e parte da variação patrimonial das famílias.

A ideia é estudar a composição dos gastos das famílias segundo as classes de rendimentos, as disparidades regionais, as áreas urbana e rural, a extensão do endividamento familiar, a difusão e o volume das transferências entre as diferentes classes de renda e a dimensão do mercado consumidor para grupos de produtos e serviços.

Para a obtenção da despesa total média mensal, são totalizadas as despesas médias mensais classificadas em três grandes grupos: despesas correntes, aumento do ativo e diminuição do passivo.

As despesas correntes são formadas por dois tipos de despesas: despesas de consumo (por exemplo, alimentação, habitação, vestuário, transporte, higiene e cuidados pessoais, assistência à saúde, educação, recreação e cultura, fumo, serviços pessoais) e despesas diversas.

Também entram as outras despesas correntes, que incluem os impostos, contribuições trabalhistas, serviços bancários, pensões, mesadas, doações e outros.

Ao grupo aumento do ativo, correspondem as despesas com a aquisição de imóvel, a reforma de imóvel e outros investimentos. O último grande grupo, diminuição do passivo, contabiliza as despesas com pagamentos de empréstimos e prestações de fi nanciamento de imóvel.
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos