Bolsas

Câmbio

ANP vai leiloar este ano novos blocos de petróleo fora da camada pré-sal

Jorge Wamburg, da Agência Brasil

 A Agência Nacional do Petróleo (ANP) deverá licitar, ainda em 2010, novos blocos de exploração de petróleo no litoral brasileiro, fora da camada do pré-sal, que abrange uma área de 140 mil quilômetros quadrados compreendendo os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e de São Paulo, conhecida como Picanha Azul.

A informação foi dada nesta quarta-feira (18) pelo ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmerman, durante a abertura 1º Seminário Brasileiro do Pré-Sal, no auditório do ministério, em Brasília.

Segundo ele, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovará ainda este mês os blocos a serem licitados, já escolhidos pelos técnicos da pasta e da ANP.

Zimmerman disse que este ano não haverá licitação para exploração de petróleo do pré-sal. O ministro afirmou que o objetivo do governo com a criação do marco regulatório do pré-sal – que já teve dois projetos aprovados no Congresso e ainda tem um para ser votado – é "tornar o país autossuficiente na produção e exportação e petróleo, além de aprimorar a capacidade de refino, para que possamos agregar valor aos produtos derivados".

Ele informou ainda que as pesquisas da ANP comprovaram que a reserva conhecida como Picanha Azul acumula cerca de 50 bilhões de barris de petróleo, com um potencial de produção de 5 milhões de barris por dia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos