Bolsas

Câmbio

Inadimplência cresce e tem o pior agosto desde 2005, diz Serasa Experian

Da Redação, em São Paulo

A inadimplência do consumidor no Brasil cresceu 11,5% em agosto na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Serasa Experian. O resultado é o pior registrado em um mês de agosto desde 2005.

Segundo análise da Serasa Experian, o resultado se deve ao fato de o consumidor ter aproveitado a Copa do Mundo para comprar produtos de maior valor agregado, o que fez com que suas dívidas crescessem a ponto de não conseguirem pagá-las em dia.

Em relação a julho, houve alta de 1,8% na inadimplência - as dívidas com cartões de crédito e financeiras foram as principais responsáveis por esse crescimento, com alta de 5,9% no período.

No acumulado do ano, o índice subiu 0,2% na comparação com os oito primeiros meses de 2009.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, "os sinais de reaquecimento da economia neste terceiro trimestre, a continuidade de geração de empregos e a elevação da massa salarial deverão atenuar, ao longo dos próximos meses, a tendência de elevação da inadimplência do consumidor, permitindo que ela cresça num ritmo inferior à expansão do crédito, conforme vem ocorrendo nos últimos trimestres".
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos