IPCA
0.19 Jul.2019
Topo

Tarso Genro diz a Dilma que aceita reduzir alíquota do ICMS do RS

Fábio Brandt

Do UOL Notícias, em Brasília

22/06/2011 15h51

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), se reuniu na manhã desta quarta-feira (22) com a presidente Dilma Rousseff e disse que aceita reduzir a alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para operações interestaduais para um valor entre 2% e 6% --atualmente, a alíquota no Estado é de 12%.

O objetivo, segundo a assessoria do governador, é reduzir as desigualdades entre os Estados. “Para por fim à guerra fiscal o Rio Grande do Sul está disposto a diminuir o ICMS”, informou a assessoria.

A equipe de Genro afirmou que não foi discutida a proposta de governadores do Nordeste para que o ICMS seja arrecadado apenas pelos Estados que recebem mercadoria.

No encontro, o governador e a presidente também discutiram convênio entre Banco Mundial e BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) para a liberação de R$ 2 bilhões ao Rio Grande do Sul.

O convênio precisa ser aprovado pelo governo federal e será utilizado em obras de infraestrutura, projetos sociais e construção de estradas.

Mais Economia