PUBLICIDADE
IPCA
+0,93 Mar.2021
Topo

Belgas fazem fila para comprar "melhor cerveja do mundo" e ajudar mosteiro

Benoit Doppagne/Belga Photo/AFP
Imagem: Benoit Doppagne/Belga Photo/AFP

04/11/2011 16h18

Milhares de belgas fizeram fila nesta semana nos supermercados onde estavam sendo vendidas, pela primeira vez, exemplares de uma cerveja famosa produzida por monges.

A "Trappiste Westvleteren XII" normalmente só é vendida na abadia de São Sixto, em Westvleteren, Flandres, Bélgica, perto da fronteira com a França. Porém, os monges decidiram abrir uma exceção e vender o produto em busca de recursos para financiar a reforma do mosteiro onde vivem.

Foram colocadas à venda 93 mil embalagens com seis garrafas de 330 ml cada nos supermercados Colruyt. A "Trappiste" foi considerada a "melhor cerveja do mundo" por um site americano especializado, em 2005.

A Operação de venda, lançada na quinta-feira, vem sendo motivo de grandes filas na frente de algumas lojas, e 85% dos estoques foram vendidos já no primeiro dia, segundo uma agência de notícias belga.

O lucro, calculado em 2,3 milhões de euros, será totalmente revertido às obras de renovação, anunciou a abadia.

O mosteiro pensa em lançar uma iniciativa semelhante no exterior, em 2012.

Campanha de divulgação

Os monges lançaram a iniciativa "no espírito de prece e trabalho (Ora et Labora) de São Bento", estipulando que "o trabalho deve prover as necessidades".

"Há dez anos, a comunidade foi confrontada com destruições, causadas pelo tempo, no claustro. Para financiar a reforma, os irmãos trabalharam desde setembro de 2010, na elaboração de garrafas extras de Westvleteren", explicaram os religiosos em comunicado.

Para a campanha de promoção, escolheram um slogan em latim: "Ad aedificandam abbatiam adiuvi" ("Contribui para a construção de uma abadia").

Depois de esgotados os estoques nos supermercados, a Westvleteren novamente só estará disponível , exclusivamente e em quantidades limitadas, na abadia de São Sixto, onde vivem 30 monges.

(Com informações da France Presse)