IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Especialistas sugerem investimentos para se proteger da inflação em 2012

Aiana Freitas

Do UOL, em São Paulo

06/01/2012 19h12

Assim como em 2011, a inflação deve continuar sendo o grande desafio dos investidores em 2012, afirmam especialistas em finanças pessoais.

No ano passado, o IPCA, índice de inflação oficial do governo, ficou em 6,5%, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta sexta (6).

Praticamente todos os tipos de investimentos mais usados pelos brasileiros conseguiram superar a alta de preços, menos as ações.

Ainda assim, com a inflação elevada, o ganho real de quem deixou o dinheiro na caderneta de poupança, por exemplo, ficou em menos de 1%.

Assim, apesar de o ouro e o dólar terem liderado o ganho real em 2011, os especialistas sugerem para 2012 investimentos mais conservadores, que representam menos riscos de perda.

Especialistas sugerem títulos públicos

O economista Cristiano Costa, especialista do Instituto Millenium e professor da Fucape Business School, diz que no mercado financeiro a expectativa é de que a inflação fique entre 5% e 5,5% neste ano.

"É interessante investir em títulos públicos indexados ao IPCA por meio do Tesouro Direto, por exemplo", sugere.

Eles são interessantes, segundo ele, porque, além de recomporem a inflação, garantem um ganho interessante para o investidor, que pode chegar a 8% no ano.

Costa cita um título específico como boa opção para o investidor: os NTN-B (Notas do Tesouro Nacional, série B).

Esse título também é recomendado pelo especialista em finanças Conrado Navarro. "O NTN-B é interessante porque garante tranquilidade ao investidor, uma vez que deixa seu capital protegido", afirma.

"Agora, se a ideia é deixar o dinheiro aplicado por um período inferior a um ano, a caderneta de poupança é uma opção interessante, porque pelo menos garante que ele não terá perdas", diz Navarro.

Ações de empresas que pagam dividendos podem ser boa opção

O educador financeiro Mauro Calil diz que mesmo as ações, que tiveram desempenho ruim em 2011, podem ser uma opção para este ano.

“Se o investidor souber fazer a lição de casa, comprando devagar e sempre e escolhendo boas empresas pagadoras de dividendos, reinvestindo esses dividendos, as ações são uma opção interessante”, afirma. Dividendo é parcela do lucro que a empresa distribui entre quem possui suas ações.