Bolsas

Câmbio

Petrobras

Mantega indica Graça Foster para presidência da Petrobras

Do UOL, em São Paulo

  • Alan Marques/Folhapress - 28.nov.07

    Foto de 2007 mostra a então diretora de Gás da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster

    Foto de 2007 mostra a então diretora de Gás da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster

A atual diretora de Gás e Energia da Petrobras (PETR4), Maria das Graças Silva Foster, foi indicada pelo presidente do Conselho de Administração da estatal, Guido Mantega, para ser a nova presidente da companhia.

Segundo comunicado divulgado pela empresa nesta segunda-feira (23), o Conselho da companhia apreciará a indicação em reunião no próximo dia 9 de fevereiro.

A diretora, mais conhecida como Graça Foster, é próxima da presidente Dilma Rousseff, tendo sido cotada para assumir o cargo de ministra-chefe da Casa Civil.

"O presidente do Conselho de Administração da Petrobras, sr. Guido Mantega, já manifestou que vai encaminhar como proposta a ser apreciada na próxima reunião do mesmo... a indicação da atual Diretora de Gás e Energia, Maria das Graças Silva Foster, para presidir a Petrobras", afirmou o comunicado.

Gabrielli deve assumir cargo político na Bahia

Foster vai substituir José Sergio Gabrielli, que tem aspirações políticas e pode concorrer ao governo da Bahia em 2014.

Segundo uma fonte do governo baiano, o governador Jaques Wagner (PT) já convidou Gabrielli para ocupar uma secretaria do Estado, mas não estava claro se ele não teria que cumprir uma quarentena.

Para o Banco Espírito Santo, a mudança não deve afetar a operação da empresa, ou mesmo suas ações. Isso porque, apesar de Gabrielli estar há vários meses à frente da Petrobras, a administração vai continuar alinhada com os interesses do Governo. Apesar disso, a indicação não seria vista como uma manobra política, na opinião do analista Igor Maresti.

Outras possíveis mudanças

Gabrielli pode não ser o único executivo a deixar a diretoria da estatal.  

Uma fonte do governo federal disse que Dilma também estuda a substituição dos diretores financeiro, Almir Barbassa, e de Exploração e Produção, Guilherme Estrella. Segundo a fonte, as mudanças na diretoria estariam restritas a esses postos. 

(Com informações de Reuters e Infomoney)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos