Bolsas

Câmbio

Empreendedorismo

Super-heróis entregam cerveja e salvam festas de paulistanos

Afonso Ferreira

Do UOL, em São Paulo

Imagine-se em uma noite de sábado. Você quer receber amigos ou apenas relaxar em casa mas, ao abrir a geladeira, nota que não há nada para beber ou comer. Ao seu chamado, surge um entregador vestido de super-herói e salva sua noite, trazendo tudo o que você precisa.

A solução inusitada para um problema comum na rotina de jovens paulistanos é o modelo de negócio do casal Denise Lima, 34, e Adriano Fernando, 30. Criado em agosto de 2011, o Disque Gelada é um delivery de conveniências que entrega cervejas, refrigerantes, doces, salgadinhos e até baralhos para os clientes.

Os chamados para os super-heróis podem ser feitos por telefone, Twitter, Facebook, MSN e Skype. Segundo a sócia-fundadora, Denise Lima, a ideia de fantasiar os entregadores, os "breja boys", foi inspirada nos deliverys temáticos dos Estados Unidos e Canadá.

"Lá, eles se caracterizam de acordo com o produto. É comum um entregador de pizza se vestir de italiano, por exemplo. Aqui, queríamos algo diferente e marcante", afirma a sócia, que também se veste como "breja girl".

Para ela, a linha que separa a piada do ridículo é muito tênue, por isso a opção foi usar roupas de super-heróis e agir como se estivessem salvando a noite dos clientes. "Se colocássemos uma mulher seminua para fazer as entregas, cairíamos na baixaria. A nossa postura é profissional e engraçada na medida certa."

A reação do público ao receber a entrega dos "breja boys", no geral, é bastante positiva. De acordo com a sócia da empresa, muitos clientes fazem pedidos apenas para tirar fotos com os entregadores. "Acreditamos que a experiência de compra é mais importante do que o próprio produto", diz.

Negócio nasceu durante jogo de pôquer

A ideia de criar o negócio surgiu em uma partida de pôquer, da qual o casal participava. Durante o jogo, a cerveja acabou e por terem ingerido bebida alcoólica, nenhum dos jogadores podia dirigir até o supermercado para recompor o estoque.

O grupo foi para a internet pesquisar se havia algum delivery de cervejas que entregasse na região, mas não encontrou. "Pensamos que, por não haver concorrência, poderia ser uma boa oportunidade de negócio", declara Denise Lima.

Aos poucos, a ideia foi amadurecendo. Os sócios pesquisaram o funcionamento de um delivery, fornecedores e outras necessidades do público para montar um plano de negócio.

A partir daí, eles perceberam que poderiam oferecer outros produtos além das cervejas, como refrigerantes, doces, salgadinhos, chá de boldo, baralhos e até bafômetros.

Não desista dos objetivos

Não há sucesso sem suor e persistência. Se cair, levante e tente outra vez

Denise Lima, sócia-fundadora do Disque Gelada, delivery de conveniências

A maior dificuldade no projeto, segundo a sócia do Disque Gelada, foi a definição do público-alvo. Inicialmente, pensaram que o foco seria nos clientes acima de 18 anos das classes altas, mas se surpreenderam com a aceitação de outros públicos.

"Nosso preço é quase o mesmo de uma loja de conveniência, mas com a comodidade de receber o produto em casa. Por isso, atingimos também a classe C", afirma.

Empresa quintuplicou faturamento nos últimos cinco meses

Inicialmente, o objetivo do Disque Gelada era apenas complementar a renda dos sócios. Porém, o negócio ganhou proporções e, para dar conta de seu funcionamento, Denise Lima teve de deixar o emprego em uma editora para se dedicar totalmente à nova empresa.

Nos últimos cinco meses, o Disque Gelada quintuplicou o faturamento, contratou cinco motoboys e passou a atender também durante as noites de quarta e quinta-feira.

"Começamos atendendo apenas de sexta-feira a domingo e, em um curto prazo, pretendemos funcionar todos os dias da semana", afirma Felipe Cabral, 20, que se tornou sócio da empresa após o início das atividades.

Por enquanto, o delivery de conveniências atende apenas parte das zonas Sul e Oeste da capital paulista e a cidade de São Caetano do Sul, no ABC. Porém, o grupo tem planos de abranger também as demais regiões da capital e cidades vizinhas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos