PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

Lei de Acesso à Informação faz votos do Copom sobre juros ficarem públicos

Do UOL, em São Paulo

16/05/2012 17h41

Os votos de cada integrante do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, passarão a ser públicos, informou o BC nesta quarta-feira (16). O Copom decide a Selic (taxa básica de juros).

A divulgação dos votos passará a valer já na próxima reunião do Copom, nos dias 29 e 30 deste mês. Segundo o BC, a mudança ocorre para se adequar à nova Lei de Acesso à Informação.

A Lei de Acesso à Informação entrou em vigor nesta quarta-feira com o objetivo de garantir aos cidadãos brasileiros acesso aos dados oficiais do Executivo, Legislativo e Judiciário. Cada órgão público terá um Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) para garantir a transparência dos dados públicos.

Com isso, o Brasil passa a compor, com outros 91 países, o grupo de nações que reconhecem que as informações guardadas pelo Estado são um bem público.

Além dos gastos financeiros e de contratos, a lei garante o acompanhamento de dados gerais de programas, ações, projetos e obras. Os links nas páginas do governo federal que dão ao cidadão pleno acesso às informações são identificados por um selo em forma de balão amarelo de quadrinhos, com a letra "i" em verde.

(Com informações da Reuters)