PUBLICIDADE
IPCA
+0,93 Mar.2021
Topo

Número de pedidos de falência para maio é o maior em três anos, diz Serasa

Do UOL, em São Paulo

11/06/2012 08h38

O mês de maio registrou 203 pedidos de falência, segundo revelou nesta segunda-feira (11) o indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações. É o maior resultado para o mês desde maio de 2009, quando foram efetuados 255 requerimentos. Na época, a economia global sofria os efeitos da crise econômica internacional.

Em maio de 2011, por sua vez, foram realizados 168 pedidos de falência; e em abril último, 165. Dos 203 requerimentos de falência em maio, 105 foram de micro e pequenas empresas, 67 de médias e 31 de grandes.  

Segundo divulgou a Serasa em nota, "o baixo crescimento econômico, as incertezas globais e o impacto gradual das medidas de estímulo ao consumo estão ampliando as pressões sobre a cobrança de débitos empresariais, gerando maior volume de falências requeridas".

As recuperações judiciais requeridas também evoluíram no mês (82), sendo o maior número para o mês de maio desde a edição da nova Lei de Falências, há sete anos.

Ainda de acordo com o Serasa, "este avanço revela que há empresas em dificuldades no país e que somente com a retomada do crescimento econômico, esperada para o segundo semestre, essa situação deve ser revertida."