PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Airbus lança poltronas mais largas para aviões A320; veja

Do UOL, em São Paulo

27/07/2012 14h08

A Airbus lançou poltronas mais largas para a classe econômica dos aviões do modelo A320. O assento, de 50,8 cm, é cerca de 18% mais largo do que os usuais, de 43,18 cm.

Segundo a empresa, duas poltronas com o novo tamanho podem ser inseridas por fileira, sem que o número total de assentos do avião seja reduzido.

"Estes assentos mais largos tendem a atrair os passageiros dispostos a pagar mais por mais espaço, incluindo mães que viajam com crianças pequenas, pessoas de alta estatura, homens de negócios e passageiros que querem se manter mais afastados do passageiro do lado", afirma a Airbus em nota.

Segundo a empresa, o valor em receitas adicionais gerado pela inclusão de assentos mais largos poderia representar, em média, um aumento de US$ 3 milhões por avião, ao longo de 15 anos.

Espaço entre as poltronas

A maior reclamação dos passageiros não é exatamente em relação à largura dos bancos, mas, principalmente, sobre a distância entre os bancos da frente e os de trás. No Brasil, diante das queixas dos passageiros, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) iniciou em fevereiro deste ano o Programa Selo de Avaliação Dimensional, para registrar o espaço entre as poltronas. As companhias devem informar aos clientes, no momento da compra do bilhete, a classificação do espaço entre uma fileira de poltronas e as da frente.

São cinco faixas: A, onde a distância entre assentos é de, no mínimo, 76 centímetros (cm), B, entre 73,5 cm e 76 cm, C, entre 71 cm e 73,5 cm, D, de 68,5 cm a 71 cm, e, por fim, E, abaixo de 68,5 cm. A adesão ao programa, no entanto, é voluntária, e tem sido baixa, segundo reportagem do Jornal do Commercio.

Os assentos preferidos dos passageiros

Além de poltronas maiores, outra característica valorizada pelos passageiros é a localização do assento. De acordo com uma pesquisa realizada pelo site de busca de passagens aéreas Skyscanner, a parte dianteira do avião é a mais procurada. As seis primeiras fileiras do avião são os lugares preferidos de 42% dos passageiros consultados. Mais de 60% dos participantes também disseram escolher o assento da janelinha para viajar.

Segundo a pesquisa, apenas 1% dos passageiros disseram gostar de se sentar nos assentos do meio durante uma viagem aérea.
 
PUBLICIDADE