IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Governo reduz imposto de importação de 530 produtos

Do UOL, em São Paulo

21/08/2012 11h44

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) reduziu para 2% o imposto de importação (II) de 530 bens de capital, informática e telecomunicações, segundo resoluções publicadas nesta terça-feira (21) no Diário Oficial da União. As alíquotas originais dos produtos variavam entre 14% e 16%. Do total, 249 bens já tinham redução de imposto e tiveram o benefício renovado e 281 receberam redução agora.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) informou, por meio de nota, que os investimentos prometidos pela indústria vinculados aos 530 produtos somam US$ 8,56 bilhões até o final de 2013, quando termina o benefício. Os investimentos relativos às importações dos equipamentos são estimados em US$ 1,63 bilhão.

Os principais setores contemplados pelos investimentos prometidos pela indústria são: mineração, geração de energia, ferroviário, químico, automotivo, vidros e metalúrgico.

De acordo com o ministério, a maioria dos empreendimentos beneficiados com a redução estão localizados nas regiões Nordeste e Norte do país.

As medidas seguem-se a reduções semelhantes tomadas em meses anteriores. Em junho, a Camex beneficiou 298 produtos com renovação e novas concessões de corte de imposto também dos setores de bens de capital e informática.

Aumentos

Em paralelo, a Camex elevou o imposto em três categorias com produção nacional com objetivo de estimular a capacidade inovadora desses setores no Brasil. 

Equipamentos de alimentação ininterrupta de energia, UPS ou "no break", tiveram alíquota aumentada de 14% para 20%. Cartões de memória tiveram elevação para 16%. Circuitos impressos passaram de 10% para 12%.

"O objetivo é estimular a capacidade inovadora da produção nacional e fortalecer os setores de informática e de componentes eletrônicos, com produtos de alto valor agregado", afirmou o ministério.

(Com informações da Reuters)